CÂMARA MIRIM

Em audiência, vereadores mirins debateram a saúde na capital

As competências do Legislativo também foram tema de palestra. Projeto estimula vivência democrática

quarta-feira, 11 Junho, 2014 - 00:00
Em audiência, vereadroes mirins discutiram a saúde de BH (Foto: Mila Milowski)

Em audiência, vereadroes mirins discutiram a saúde de BH (Foto: Mila Milowski)

Os vereadores mirins de Belo Horizonte se reuniram nesta quarta-feira (11/6), na Câmara Municipal, para aprender um pouco mais sobre o papel da Câmara e sobre o tema da participação política. Os envolvidos, que têm entre 12 e 14 anos, são alunos de escolas públicas da capital e fazem parte do Programa Câmara Mirim, promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O objetivo é aproximar crianças e adolescentes da vivência democrática e estimular seu envolvimento na vida política da cidade e das suas comunidades.

O encontro marcou a 4ª reunião da 7º legislatura do projeto, que está em atividade desde 2008. Os estudantes participaram de palestras e realizaram uma audiência pública simulada, em que trataram de problemas ligados à saúde pública e ao saneamento básico. Para o vereador mirim José Henrique Tavares, de 14 anos, o encontro dessa quarta, assim como os anteriores, o ajudaram a construir uma nova imagem sobre o Legislativo: “conhecendo melhor a Câmara eu passei a enxergar a política de outro jeito. Dá até vontade de tentar ser, no futuro, um vereador de verdade”, afirma.

Na primeira palestra, os vereadores mirins puderam conhecer melhor as atribuições do Poder Legislativo nas esferas da União, dos estados e dos municípios. A diferença entre as competências de vereadores, deputados, senadores e chefes do Executivo foi outro tema em pauta na formação ministrada por membros da equipe da Diretoria do Legislativo da Câmara.

A Prefeitura de Belo Horizonte também mandou um representante para o encontro: o médico sanitarista Max André, da Secretaria Municipal de Saúde, discutiu o tema da saúde pública, levando em conta não só os aspectos associados à cura das enfermidades, mas também o papel da vida saudável e da atenção ao meio ambiente  para a garantia da qualidade de vida da população, tanto do ponto de vista individual quanto familiar e coletivo. A palestra preparou os estudantes para a audiência pública simulada que ocorreu na sequência, sob a presidência de Fábio Henrique Correia, de 12 anos, vereador membro da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Mirim.

Audiência Pública

As atividades dos jovens vereadores se encerraram com a realização de uma audiência pública simulada. Em foco, temas ligados ao funcionamento dos centros de saúde, aos direitos dos usuários e à infraestrutura de saneamento básico da capital. Além das crianças, participaram da audiência professores e servidores da Câmara, que representaram o papel de autoridades do poder público, respondendo às demandas dos vereadores mirins e fazendo contraponto às suas argumentações.

Segundo Sulavan Fornazier, coordenador do Programa, a realização de atividades do tipo contribui para a formação cidadã e política das crianças: “as audiências simuladas são exercícios de diálogo e de escuta. Elas exigem que os jovens articulem seus raciocínios e se de disponham a ouvir e debater como o outro”.

Superintendência de Comunicação Institucional