NÚCLEO DE CIDADANIA

Câmara Municipal de Cataguases busca modelo para implantar serviços

A CMBH recebeu na tarde desta quinta-feira, 13 de janeiro, a visita do presidente eleito da Câmara Municipal da cidade de Cataguases, vereador Antônio Batista Pereira (PP), que visitou o Núcleo de Cidadania, considerado referência em prestação de serviços à população. Antônio Batista foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Léo Burguês (PSDB).

A CMBH recebeu na tarde desta quinta-feira, 13 de janeiro, a visita do presidente eleito da Câmara Municipal da cidade de Cataguases, vereador Antônio Batista Pereira (PP), que visitou o Núcleo de Cidadania, considerado referência em prestação de serviços à população. Antônio Batista foi recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Léo Burguês (PSDB).

Acompanhados pela coordenadora do Núcleo de Cidadania, Alcely Costa, que forneceu dados históricos, estatísticos e operacionais do Núcleo, os representantes da Casa Legislativa de Cataguases percorreram todas as suas dependências, onde conversaram com responsáveis e funcionários para conhecer os diversos aspectos envolvidos no funcionamento dos serviços, como estrutura física, convênios com outros órgãos, atribuições das partes e questões logísticas.

Passando pelos postos do Procon, Sine, Internet Popular, Instituto de Identificação, Juizado de Conciliação, Internet e Refeitório Populares, os visitantes se mostraram bem impressionados com a estrutura e a eficiência de cada um dos setores integrantes do Núcleo de Cidadania. Também elogiaram outras ações desenvolvidas pelo Núcleo como realização de palestras e distribuição de cartilhas sobre educação financeira, divulgação de cursos e programas gratuitos de qualificação profissional, orientação psicológica a baixo custo e até mesmo opções de lazer disponíveis na cidade.

Segundo Antônio Pereira, mais conhecido por Antônio “Beleza”, que está em seu terceiro mandato, a Câmara Municipal de Cataguases já dispõe do Centro de Atendimento ao Cidadão, que presta serviços de apoio à população como acesso à internet, elaboração de currículos, cálculo de tempo de serviço para fins de aposentadoria e agendamento de perícias do INSS. Eleito presidente para o biênio 2011-2012, decidiu ampliar o Centro e decidiu conhecer de perto a experiência da CMBH, segundo ele “um modelo a ser seguido em todo o país”. Pereira esteve acompanhado pelo procurador-geral da Câmara de Cataguases, Ricardo Spínola, e o diretor administrativo do legislativo cataguasense, Antônio Jorge Lima.

Intercâmbio

Após a visita, o grupo foi recebido pelo presidente da Casa, Léo Burguês (PSDB), que respondeu sobre este e outros assuntos relacionados à administração e funcionamento do Legislativo da capital, como relações com o Executivo, critérios no uso de verbas, capacitação de pessoal e concessão de honrarias. “Cada cidade tem suas características e demandas, são questões jurídicas e operacionais complexas, e as dúvidas são perfeitamente normais”, afirmou Léo Burguês.

O presidente declarou que a CMBH está sempre aberta para receber os colegas e propôs o estabelecimento de intercâmbios e parcerias entre os Legislativos Municipais com vistas à colaboração e ao aprimoramento desta esfera política. “É uma missão e um dever desta Casa auxiliar e trocar experiências com outras Câmaras, do estado e de todo o país”, declarou.

Léo Burguês também falou sobre os projetos educativos voltados para o público interno e externo da Câmara pela Escola do Legislativo, convidando o colega a entrar em contato e buscar mais informações sobre os programas de formação e capacitação oferecidos pela entidade, que em várias ocasiões já recebeu vereadores e servidores provenientes de outras cidades.

Referência nacional

Criado em 2001, com o objetivo de atender a importantes demandas da população e ampliar sua proximidade com a chamada Casa do Povo, o Núcleo de Cidadania da Câmara Municipal de Belo Horizonte já é reconhecido como modelo para outros legislativos municipais e instituições públicas de todo o país no desenvolvimento de projetos humanitários de promoção da cidadania.

Segundo informações da coordenadora Alcely Costa, são atendidas ao mês cerca de 1.500 pessoas no SINE (Sistema Nacional de Emprego), 1.200 no Posto de Identificação, 450 no Juizado de Conciliação, 400 no Procon, 1.500 na Internet Popular, além de 25.000 refeições servidas no Refeitório Popular.

O telefone do Núcleo de Cidadania é 0800-7221599. Confira os horários de atendimento.

Responsável pela informação: Superintendência de Comunicação Institucional