HONRA AO MÉRITO
CIEE-MG recebe diploma pelos seus 30 anos

terça-feira, 15 Dezembro, 2009 - 22:00


O parlamentar relatou o trabalho do CIEE em Belo Horizonte, e disse que o centro foi criado para ser uma entidade educadora, voltada para auxiliar o estudante no caminho que ele percorre durante o estudo, complementando a formação teórica com a prática.
De acordo com Alexandre Gomes, a instituição tem a finalidade de ampliar a ligação entre a escola e o ambiente de trabalho, além de valorizar o estágio supervisionado. Lembrou, ainda, que por meio do estágio o estudante tem a oportunidade de vivenciar o que aprendeu na teoria.
O vereador afirmou que, com o estágio, ao constatar problemas no ambiente de trabalho, o estudante anota as dúvidas e leva-as para a academia, para que sejam discutidas, e com isso se enriquece profissionalmente.
Alexandre Gomes salientou, também, que para o CIEE o estágio não é um emprego e não almeja a remuneração, mas visa à educação, com o objetivo contribuir para que os jovens sejam qualificados e preparados para o trabalho nos termos que prescreve a Constituição Federal.
O parlamentar destacou que outros centros especializados em promover a integração escola e empresa devem se inspirar no trabalho do CIEE-MG. Relatou que a próxima meta do Centro é a construção do Instituto Mineiro de Educação e Cultura Tecnológica em Igarapé.
Ao agradecer a homenagem, o diretor-presidente do CIEE-MG, Atanásio Geraldo Amorim, destacou a atuação do presidente de honra da Instituição e procurador da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Luiz Fernando Reis. Enquanto estudante, Reis integrou a Diretoria do Centro e foi promovido a diretor-presidente, disseminando o papel social pretendido pelo Centro.
Atanásio afirmou, ainda, que 98% dos seus funcionários são ex-estagiários, e que a Casa Legislativa adota o Programa de Estágio beneficiando dezenas de estudantes belo-horizontinos.
De acordo com Amorim, unir teoria e prática consiste em oferecer melhores condições no desenvolvimento do processo de aprendizagem, acrescentando que o conteúdo aliado à prática permite maior fixação do que foi aprendido. Segundo o diretor-presidente do CIEE, o estágio representa, para o meio educacional, uma ferramenta importante, e para as empresas, uma porta de acesso a novos talentos.
Estiveram presentes à reunião, o vice-presidente do CIEE-MG e presidente eleito para 2010, José Antônio Braga; o superintendente-executivo de honra do CIEE-MG, professor Waldemar Dornas Pereira; os presidentes de honra da entidade, Maximiliano Martins Hermeto e Antônio Eustáquio Oliver; e o diretor-secretário do CIEE-MG, Hélio da Silva Machado.
Compareceram, ainda, à solenidade, Antônio Maluf, representando o presidente da Associação Comercial de Minas (ACMinas), Charles Lotfi; Henrique de Abreu Demolinari, representando o reitor da Pontifícia da Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), Dom Joaquim Giovanni Mol; e Tadeu Otávio Sales Sampaio, representando o reitor da Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), professor Antônio Tone Loures.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).