DENGUE

Câmara discute o avanço da doença

As Comissões temáticas da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) podem atuar por meio de reuniões, audiências públicas com a participação popular, convocação de autoridades e de representantes de órgãos oficiais, conferências, exposições, seminários e outros eventos.

terça-feira, 28 Julho, 2009 - 21:00
As Comissões temáticas da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) podem atuar por meio de reuniões, audiências públicas com a participação popular, convocação de autoridades e de representantes de órgãos oficiais, conferências, exposições, seminários e outros eventos.

A Comissão de Saúde e Saneamento da CMBH realizou, no primeiro semestre de 2009, 20 reuniões e quatro audiências públicas. Entre os principais temas debatidos estiveram questões como saúde da população, atendimento aos cidadãos, campanhas de vacinação, vigilância sanitária, presença de agrotóxicos nos alimentos, combate ao fumo e às drogas, controle de pragas, lixo urbano, limpeza da cidade, coleta seletiva, aterro sanitário, esgoto e estações de tratamento, prevenção ao câncer de mama, entre outros temas.

Dengue

O avanço da dengue em BH foi um dos destaques na Câmara Municipal. O assunto foi discutido em audiência pública realizada no dia 1º de abril. A iniciativa foi do vereador Fred Costa (PHS), presidente da Comissão.

Poder público e parlamentares trataram da proliferação da doença na capital, e também da necessidade de se fazer um balanço das ações da prefeitura no sentido de contê-la. Durante a reunião foi apresentado um histórico da evolução da enfermidade, entre 1997 e 2009.

Fred Costa explicou o objetivo da audiência, que contou também com a presença do secretário municipal de Saúde, Marcelo Teixeira; da secretária municipal adjunta de Saúde, Suzana Maria Moreira Rates; e dos vereadores Alberto Rodrigues (PV) e Reinaldo ‘Preto Sacolão’ (PMDB), membros titulares da Comissão. “Temos a preocupação com o risco de um novo surto da doença. Por isso precisamos saber o que tem sido feito para contê-la”, afirmou Fred Costa.

Na época, o secretário Marcelo Teixeira confirmou que, a cada 100 casas em BH, quatro estavam com foco, e acrescentou que seria necessário analisar a sazonalidade da dengue, uma vez que a doença prolifera mais em épocas quentes e úmidas. Teixeira reafirmou o compromisso do Executivo de fazer tudo o que for possível para enfrentar o problema e atender às demandas.

“A PBH trabalha em três frentes de ação no combate à doença: medidas intersetoriais, por meio do Grupo Executivo de Controle da Dengue, que envolve diversas secretarias no planejamento das ações; medidas intermunicipais, por meio do plano de ações da “Rede Dez”, que envolve 10 municípios da região metropolitana em medidas para conter o avanço da doença nos limites dos municípios, e por meio da mobilização do cidadão, que engloba toda a sociedade”, explicou.
 
Saldo positivo

O vereador Fred Costa, avaliou como positivo o trabalho dos primeiros seis meses do ano. “Esperamos melhores resultados para o segundo semestre”, concluiu.

A Comissão de Saúde tem como membros efetivos os vereadores Reinaldo ‘Preto do Sacolão’ (PMDB), Alberto Rodrigues (PV) e Professor Elias Murad (PSDB) e como suplentes, os parlamentares Iran Barbosa (PMDB), Alexandre Gomes (PSB), Antônio Torres ‘Gunda’ (PSL) e Ronaldo Gontijo (PPS). As reuniões ocorrem às quartas-feiras, às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes.

Informações no gabinete do vereador Fred Costa (3555-1105/3555-1445) e na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1445).