DIÁLOGO PELA CIDADE

Gabriel recebe André Janones e pede recursos e melhorias para a capital

Presidente da CMBH pediu ao deputado federal que colabore com a cidade em questões relativas à mobilidade urbana e à adoção de tecnologias não poluentes 

sexta-feira, 29 Setembro, 2023 - 16:15

Foto: Rafaella Ribeiro / CMBH

O presidente Gabriel (sem partido) recebeu, na quinta-feira (28/9), na sede do Poder Legislativo da capital mineira, o deputado federal André Janones (Avante-MG). Natural de Ituiutaba, Janones recebeu da Câmara Municipal o título de cidadão honorário de Belo Horizonte. No evento, Gabriel cobrou do deputado recursos, obras e melhorias para a capital. “Agora, vai passar a ser belo-horizontino e quero, em troca, que cuide da nossa cidade lá em Brasília”, afirmou o vereador ao solicitar de Janones recursos para a capital mineira.  

“Traga recurso pra cá, a gente está precisando de ônibus elétrico, estamos precisando melhorar a mobilidade, de obra. Junte os outros deputados federais e traga muita coisa pra nós”, solicitou o presidente da CMBH ao novo cidadão belo-horizontino.  

Recursos para BH  

Deputados federais podem apresentar emendas ao Orçamento da União, ou seja, podem sugerir ao Poder Executivo gastos específicos, para atender a demandas da comunidade que representa. Quando o Congresso Nacional aprova essas emendas, o Poder Executivo passa a ser obrigado a fazer o gasto indicado.  

No ano de 2023, o deputado federal André Janones teve mais de R$ 32 milhões em emendas aprovadas pelo Congresso Nacional, as quais passaram a integrar a Lei Orçamentária Anual. Os recursos beneficiaram, entre outras áreas, os serviços de atenção primária a saúde; a assistência hospitalar e ambulatorial; e a rede de serviços do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).  

Como deputado federal e novo cidadão de Belo Horizonte, Janones ouviu de Gabriel a cobrança por mais verbas para a capital. “Que hoje seja o pontapé inicial de uma promissora parceria”, afirmou o congressista em resposta ao presidente da CMBH, que garantiu a realização, na última quarta-feira (27/9), da reunião extraordinária de Plenário na qual foi aprovado em 2º turno o Projeto de Lei 649/2023, que autoriza o Poder Executivo a abrir créditos adicionais para execução dos recursos das emendas parlamentares e transferências especiais federais e estaduais. Com a aprovação do projeto pela Câmara Municipal, em dois turnos de votação, em apenas 22 dias, BH poderá fazer uso de milhões de reais em recursos enviados pelos deputados federais e estaduais.  

Mobilidade  

O presidente da Câmara Municipal também pediu ao novo cidadão de Belo Horizonte que se una aos esforços dos belo-horizontinos por melhorias na mobilidade urbana. O trabalho do Legislativo Municipal nesta área tem trazido inovações para a capital. Foram aprovados pela Câmara projetos que estão em vigor na forma de leis, assegurando ao Município encampar o serviço de transporte coletivo de passageiros por ônibus; instituir faixas exclusivas para o transporte coletivo público de passageiros nas vias arteriais; e aprimorar o sistema de bilhetagem eletrônica. Além disso, o trabalho da Câmara em conjunto com a PBH garantiu gratuidades nos ônibus para mulheres vítimas de violência, estudantes, famílias em situação de vulnerabilidade extrema e pessoas em tratamento de saúde, bem como nos veículos que atendem vilas e favelas. As mudanças vieram junto com normas que determinam o cumprimento de padrões de qualidade do serviço para o recebimento do subsídio municipal pelas concessionárias.  

Ônibus elétrico  

Defensor da economia verde e de tecnologias não poluentes para o transporte público da capital, Gabriel pediu a André Janones apoio para que a capital possa ter um sistema de transporte formado por ônibus elétricos.  

Em Belo Horizonte, a Prefeitura vem implementando testes com ônibus 100% elétrico movido a energia solar no sistema de transporte coletivo. Conforme informações encaminhadas pela PBH ao Poder Legislativo, o veículo modelo K9A, 100% elétrico, operou, entre novembro e dezembro de 2021, em quatro linhas regulares do Sistema de Transporte Coletivo de Belo Horizonte: 9250 (perimetral); 5503A (semi expressa); 9105 (diametral); 815 (alimentadora). De acordo com a BHTrans, ações relacionadas à troca dos veículos por outros menos poluentes, movidos a combustíveis não fósseis, possuem alto potencial de redução de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e de ruídos. A Empresa de Transportes e Trânsito também afirma que novos testes são necessários, tendo em vista, inclusive, as características topográficas da capital mineira. 

Democracia 

Além de pedir mais investimentos para a capital, Gabriel salientou, durante encontro com Janones, a importância de se manter um diálogo democrático com representantes de diferentes ideologias. “A gente tenta construir, né, deputado, com todas as correntes políticas, a democracia brasileira”, afirmou o presidente da CMBH ao deputado federal mineiro, que vem tendo um papel de destaque na defesa do Estado Democrático de Direito. 

Superintendência de Comunicação Institucional 

Tópicos: