HOMENAGEM AO CRAQUE

Avenida que circunda Mineirão pode ganhar o nome de Rei Pelé

Projeto de lei foi enviado pela PBH à Câmara Municipal nesta quinta (5/1). Gabriel garantiu aprovação assim que findado o recesso parlamentar

quinta-feira, 5 Janeiro, 2023 - 16:45

Foto: Marcello Casal Jr. /Agência Brasil - arquivo

Uma via que dá acesso ao tradicional Estádio Mineirão pode passar a se chamar Rei Pelé, em homenagem ao melhor jogador de futebol de todos os tempos, falecido no último dia 29. A iniciativa é da Prefeitura de Belo Horizonte, que enviou à Câmara Municipal nesta quinta-feira (5/1) projeto de lei propondo a mudança de nome da Avenida C, situada entre a Rua Coronel Oscar Paschoal e a Avenida Antônio Abrahão Caram, no Bairro São Luiz. O presidente da Casa, Gabriel (sem partido), parabenizou o prefeito Fuad Noman (PSD) pela atitude e garantiu a aprovação do texto assim que as atividades legislativas forem retomadas, em fevereiro.

“Trata-se de uma personalidade que encantou o mundo e representou o Brasil da melhor maneira possível. Nada mais junto que ver o Mineirão circundado por uma avenida que leve o seu nome”, declarou Gabriel. Conforme prevê o Regimento Interno da CMBH, projetos destinados à concessão de homenagens cívicas, nomeação de próprios públicos (ruas, praças, viadutos, edifícios) e criação de datas comemorativas não precisam passar pelo Plenário, tramitando apenas na Comissão de Legislação e Justiça, em turno único. Com isso, assim que finalizado o recesso parlamentar e retomadas as atividades legislativas, o texto ganhará número, será distribuído (publicado no Portal CMBH) e incluído na pauta da CLJ. “Pode fazer a placa que a lei está a caminho”, sinalizou o presidente ao chefe do Executivo.

Entre 1966 e 1974, Pelé jogou 17 vezes no Mineirão, conquistando sete vitórias, dois empates e oito derrotas. Nascido em Três Corações, o Rei do Futebol balançou as redes do principal estádio de seu estado natal cinco vezes, sendo duas vezes pela Seleção Brasileira. O gol 1.000 de Pelé foi marcado no Maracanã em 19 de novembro de 1969, na vitória do Santos por 2 a 1 sobre o Vasco. Quatro dias depois, em jogo contra o Atlético, o rei foi homenageado no Mineirão.

Superintendência Comunicação Institucional