Plenário

Vereadores comentam resultado da eleição e celebram aumento da diversidade na Casa

Reeleita, atual presidente agradeceu a confiança dos colegas e eleitores; não reeleitos prometem continuar a lutar por BH e suas comunidades 

segunda-feira, 16 Novembro, 2020 - 19:15

Foto: Bernardo Dias/CMBH

Agradecimentos a eleitores, familiares, apoiadores e a Deus marcaram os pronunciamentos na reunião plenária desta segunda-feira (16/11), a primeira após as eleições municipais. Os parlamentares também declararam o reconhecimento ao trabalho e à luta dos colegas não reeleitos. Estes, por sua vez, agradeceram o aprendizado e as amizades feitas e a oportunidade de defender suas causas, suas comunidades e a cidade como um todo. Eles também parabenizaram os colegas reeleitos e os novos representantes que assumirão uma cadeira no Legislativo em 1º de janeiro de 2021. O aumento do número de mulheres e LGBTs na Casa e a “votação histórica” da primeira transexual eleita em BH foram celebrados como uma “vitória da diversidade” e “um recado” para a sociedade.

Durante o “pinga-fogo”, os vereadores reeleitos Gabriel (Cidadania), Jorge Santos (Rep), Hélio da Farmácia (PSD), Irlan Melo (PSD), Bella Gonçalves (Psol) e Wesley Autoescola (Pros) foram ao microfone agradecer a confiança dos eleitores e o apoio de cônjuges, filhos, pais, assessores e apoiadores, que os ajudaram a obter a reeleição em uma campanha “atípica” e “difícil”, por conta da pandemia. Reconhecendo a luta dos colegas que deixarão a Casa, eles elogiaram a atuação de todos em prol da cidade, das respectivas comunidades e segmentos durante o mandato, a convivência respeitosa entre todos, apesar das diferenças ideológicas, e reafirmaram os laços de amizade criados nos últimos anos, desejando-lhes boa sorte em suas atividades futuras.

Também reeleita, a atual presidente da Câmara, Nely Aquino (Pode), agradeceu os votos recebidos e parabenizou todos os colegas, reeleitos e não reeleitos, por suas lutas e realizações. A presidente agradeceu a confiança dos colegas por sua eleição para o cargo máximo da Casa no biênio 2019-2020 e salientou o aprendizado e os laços de amizade adquiridos durante sua gestão, exercida “com critério, responsabilidade e muito afeto”. Com relação à renovação dos membros da Câmara, Nely declarou que “a democracia é linda!”.

Parlamentares que não retornarão em 2021, muitos deles em razão do atual sistema eleitoral, que possibilita a eleição de candidatos menos votados, também agradeceram os apoiadores de suas candidaturas e lamentaram as dificuldades e restrições que caracterizaram a campanha deste ano, na qual as medidas de contenção da pandemia impediram o contato “corpo-a-corpo” e “olhos nos olhos” com os eleitores. Pedrão do Depósito (Cidadania), Cida Falabella (Psol) e Arnaldo Godoy (PT) também agradeceram os eleitores que lhes concederam os votos e afirmaram que seu legado e suas lutas serão levados adiante pelos novos representantes de seus partidos.

Diversidade e representatividade

Os pronunciamentos comemoraram o ingresso de novos vereadores, especialmente o aumento da representatividade de diferentes segmentos, bandeiras e visões de mundo. O crescimento do número de mulheres, que de quatro passaram a 11 vereadoras, e de pessoas com diferentes orientações sexuais (dois bissexuais, uma lésbica e uma transexual) no Legislativo também foram celebrados, especialmente por Gabriel, Cida, Bella e Dr. Bernardo Ramos. Com 37.613 votos recebidos, número recorde na história de Belo Horizonte, a Professora Duda Salabert (PDT) é a primeira transexual eleita na capital. Os demais parlamentares que se manifestaram também se declararam satisfeitos com o ingresso de “novas vozes” na Casa e parabenizaram Duda, garantindo que as diferenças sempre serão respeitadas.

Wesley Autoescola lamentou a não reeleição do vereador Edmar Branco (Avante), que recebeu mais de 8.000 votos, e comemorou os quase 30 mil votos obtidos pelo segundo colocado, o novato Nikolas Ferreira (PRTB), “mais alinhado às pautas da bancada cristã”. Dr. Bernadrdo Ramos, por sua vez, comemorou o aumento da bancada do partido Novo, que elegeu três vereadores.

Renovação

A renovação de 58% do Legislativo, constatada ao final da apuração dos votos, superou o percentual alcançado em 2012 (56%). No total, 17 dos 41 parlamentares foram reeleitos e 24 exercerão o primeiro mandato na próxima legislatura (2021-2024). Com aumento de mais de 100%, a bancada feminina passa a ser de 11 vereadoras, sete a mais do que o número atual. As cadeiras serão ocupadas por representantes de 23 partidos, quatro a mais que os atuais 19. Os dez candidatos mais votados, quatro deles estreantes, defendem diferentes ideologias e bandeiras, o que garantirá a diversidade de visões e posicionamentos nos debates sobre os rumos da cidade, nas comissões e no Plenário.

Posse e eleição da Mesa

Os vereadores eleitos, o prefeito e o vice-prefeito serão empossados nos respectivos cargos no dia 1º de janeiro, às 14h, na sede do Legislativo Municipal. Na mesma reunião, também será eleita a Mesa Diretora para o próximo biênio (2021-2022). Composta por seis integrantes, a Mesa é responsável pela condução do processo legislativo e as decisões administrativas. No início do mandato, o(a) novo (a) presidente designará os vereadores que desempenharão as funções de Corregedor - auxilia na manutenção do decoro e apuração de atos relativos ao exercício do mandato - e de Ouvidor - responsável por receber, processar e responder os pedidos de informação, críticas e sugestões encaminhados pela população.

Em seguida, a vereadora mais votada, Duda Salabert, fará a leitura do compromisso ("Sob a proteção de Deus, prometo manter, defender e cumprir a Constituição da República e a do Estado, a Lei Orgânica do Município, observar as leis, promover o bem geral do povo belo-horizontino e exercer o meu mandato sob a inspiração do interesse público, da lealdade e da honra); os demais, chamados em ordem alfabética, declararão “Assim o prometo” e assinarão o termo de posse.

Com os parlamentares já oficializados no cargo e instalados os respectivos gabinetes, os trabalhos do Legislativo serão reiniciados no dia 1º de fevereiro de 2021.

Assista ao vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional

85ª Reunião Ordinária - Plenário