VALE DO JATOBÁ

Revitalização parcial de complexo esportivo no Barreiro vai durar dois meses

Frequentadores reclamam de semi-abandono do local, que tem equipamentos danificados e está exposto a invasões

quinta-feira, 11 Julho, 2019 - 17:30

Foto: Divulgação/CMBH

A falta de manutenção e de segurança do Complexo Esportivo Vale do Jatobá, no Barreiro, tem deixado o local exposto a atos de vandalismo, além de abrigar usuários de drogas. A reclamação é de frequentadores do equipamento, que ocupa uma área de cerca de 4 mil m², com campo de futebol, ginásio poliesportivo, pista de skate, vestiários, aparelhos para exercícios físicos e brinquedos infantis ao ar livre. A situação levou a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, por solicitação do vereador Wesley Autoescola (PRP), a realizar uma visita técnica ao local. No encontro, a Prefeitura anunciou que já está em curso uma “revitalização parcial” do complexo, com orçamento de R$ 84 mil e prazo de dois meses para conclusão. 

A comissão constatou que o complexo apresenta atualmente uma série de problemas, como infiltrações e vazamento de água na quadra e em outras dependências, pinturas danificadas, falta de manutenção dos equipamentos existentes e grama em péssimo estado de conservação. A situação acaba deixando os usuários expostos a acidentes e obriga a paralisação de algumas atividades. Além disso, o alambrado está danificado em função da queda de uma árvore, expondo o local a invasões. Os moradores da região reclamam do “semi-abandono” do local desde que a Guarda Municipal deixou de patrulhar a região com regularidade.

A intervenção programada pela Prefeitura prevê pinturas – inclusive da quadra poliesportiva – revisão elétrica e hidráulica, limpeza da rede pluvial e outros pequenos reparos mais urgentes. Entretanto, reconheceram os participantes da visita técnica, o que está sendo realizado é insuficiente para o que o complexo esportivo “precisa e merece”. 

Participaram da visita o engenheiro da PBH  Rosemar Gea, representando o secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Josué Valadão; o engenheiro Silvio Diniz Ferreira, representando o secretário Municipal de Esporte e Lazer, Elberto Furtado Júnior; o diretor administrativo da Regional Barreiro, Rogério Costa, e o engenheiro civil da Sudecap Barreiro, Lucas Biagini, gerente das obras no complexo.   

Superintendência de Comunicação Institucional 

Comissão de Educação - Visita técnica para verificar as condições do Centro Esportivo Vale do Jatobá