AUDIÊNCIA PÚBLICA

Política de financiamento do carnaval de BH vai entrar em debate na Câmara

Reunião vai tratar de critérios para garantir a transparência aos contratos de patrocínio e aos repasses aos blocos

sexta-feira, 13 Abril, 2018 - 14:30

Foto: Divulgação / Belotur

As políticas de financiamento do carnaval de Belo Horizonte entram em debate na Câmara na próxima segunda-feira (16/4), quando a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo realiza audiência pública para tratar do tema. Requerida pelo vereador Gilson Lula Reis (PCdoB), a reunião ocorre às 19h, no plenário Helvécio Arantes.

Nos últimos anos, o carnaval de BH passou por expressivo crescimento, tendo reunido quase 4 milhões de pessoas em sua última edição. Diante desse quadro, aponta Gilson Lula Reis, poder público e sociedade civil precisam discutir medidas para qualificar a festa e assegurar a transparência dos investimentos realizados. A audiência pública, nesse sentido, visa a esclarecer os critérios adotados pelo Município para o estabelecimento de contratos de patrocínio privado e as políticas de repasse aos blocos de rua.  

Citando dados levantados pela PBH, que dão conta da movimentação de R$ 1 bilhão na economia local durante evento, o vereador reiterou a importância de autoridades e representantes dos blocos de rua estreitarem relações, dinamizando a festa e fortalecento seu aspecto democrático.   

Para audiência foram convidados o representante legal da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), Aluizer Malab, o secretário de Cultura, Juca Ferreira e o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Rômulo Avelar.

Superintendência de Comunicação Institucional