AUDIÊNCIA EXTERNA

Parlamentares vão cobrar construção de centro de saúde no Bairro Ipê

Conquistada pela comunidade da Região Nordeste no Orçamento Participativo 2011/2012, construção do equipamento ainda não saiu do papel 

terça-feira, 25 Abril, 2017 - 19:45

Foto: Portal PBH

O atraso na construção do centro de saúde do Bairro Ipê, conquistada pelos moradores da Região Nordeste da capital no Orçamento Participativo de 2011/2012, será discutida na Comissão de Saúde e Saneamento na próxima quinta-feira (27/4). O objetivo do encontro, requerido pelo vereador Professor Wendel Mesquita (PSB), é obter informações e estimativas sobre o início das obras, cuja conclusão estava prevista para 2014. Para facilitar a participação da comunidade, que atualmente é atendida na unidade do Bairro São Marcos (foto acima), a audiência será às 19h no salão paroquial da Igreja São Judas Tadeu, situada à Rua Sebastião Santana, 203.

De acordo com o requerimento do Professor Wendel Mesquita, reclamações da comunidade local apontam que, apesar do término estar previsto para o segundo semestre de 2014, até o presente momento as obras não foram sequer iniciadas. A instalação do equipamento atende a uma antiga demanda da população da região, que hoje sobrecarrega o Centro de Saúde São Marcos, no bairro vizinho. Em audiência anterior sobre o mesmo assunto, realizada em novembro de 2015, o vereador informou que o então secretário de Obras do Município teria se comprometido a dar início à construção da nova unidade em janeiro de 2016.‪ Com 17 consultórios, sala de vacina e assistência odontológica, o novo equipamento, conforme informado na página 39 do Caderno do OP 2011-2012, seria construído na Rua Herculano Soares Rocha.

No intuito de obter esclarecimentos junto à atual gestão e à Sudecap, responsável pelas execução da intervenção, e debater as perspectivas para a retomada e a conclusão do projeto, de alta relevância para a comunidade local, o parlamentar pretende reunir autoridades responsáveis, lideranças comunitárias e usuários dos serviços de saúde da Regional Nordeste. “Precisamos estar atentos aos serviços públicos oferecidos à população e a saúde, sem dúvida, é um dos mais importantes”, ressaltou Wendel.

Para participar do encontro, foram convidados os secretários municipais de Governo, de Saúde, de Obras e Infraestrutura e de Políticas Urbanas; o secretário da Administração e o gerente do Orçamento Participativo da Regional Nordeste; o titular da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap); e o Conselho Municipal de Saúde.

A audiência pública é aberta à participação de qualquer entidade ou cidadão interessado.

Superintendência de Comunicação Institucional