NOVO MANDATO

Vereadores eleitos são diplomados pela Justiça Eleitoral

Procedimento credencia os novos parlamentares, prefeito e vice a assumirem o mandato no dia 1º de janeiro

segunda-feira, 19 Dezembro, 2016 - 22:15

Foto: Eduardo Profeta/Câmara de BH

Os vereadores eleitos para a 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Belo Horizonte (2017-2020) foram diplomados nesta segunda-feira (19/12), pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). Também receberam os diplomas o vice-prefeito e o prefeito eleitos de Belo Horizonte, Paulo Lamac (Rede) e Alexandre Kalil (PHS). A cerimônia, que ocorreu no Fórum Lafayette, marca o efetivo encerramento do processo eleitoral, reconhecendo o resultado do pleito e atestando que os eleitos estão aptos a assumirem seus mandatos, no próximo dia 1º de janeiro, às 14h, no Teatro Francisco Nunes.

Presidente em exercício da Câmara de BH e vereador reeleito em 2016, Henrique Braga (PSDB) saudou os parlamentares eleitos e afirmou que a expectativa para o próximo mandato é de produtividade na Câmara Municipal. O parlamentar destacou ainda que, em função de mudanças regimentais ocorridas na atual legislatura, os projetos em tramitação na Casa não terão seu andamento interrompido, o que facilita e agiliza o tratamento das proposições de interesse do Município.

Novos Ares

Prefeito eleito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil ocupou a tribuna na qualidade de representante de todos os diplomandos. Em seu discurso, afirmou que o Brasil passa por um momento que exige mudanças na política: “novos ares”, marcados pela atenção aos direitos básicos do cidadão e pela construção de uma nova consciência política, na qual os eleitos devem se assumir como servidores da população.

Justiça Eleitoral

O diretor do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, juiz Renato César Jardim, que coordenou as eleições na Capital, destacou a importância do processo eleitoral e da participação cidadã na vida pública: “é do sonho do povo de Belo Horizonte que nasce a esperança de melhores dias. Aqueles que se elegeram ficam agora obrigados a exercer o mandato com retidão de caráter, com respeito à vontade do povo e à coisa pública”, afirmou.

Na mesma perspectiva, o desembargador Geraldo Domingos Coelho, presidente do TRE-MG, destacou que o país vive tempos de forte crise política, que se desdobra em convulsões econômica e social. Em face da urgência das mudanças, destacou, a sociedade demanda cada vez mais ética e compromisso no exercício da atividade política.

Ausências e suplência

Todos os vereadores eleitos compareceram à diplomação, à exceção de dois parlamentares. Wellington Magalhães (PTN), que teve o mandato suspenso por 60 dias, a partir do último dia 6 de dezembro, não compareceu e nem enviou representante à cerimônia. Já Álvaro Damião (PSB) enviou representante para recebimento do diploma. Segundo informações do TRE-MG, o vereador que não comparecer à diplomação pode retirar o diploma no Foro Eleitoral, assim como farão os suplentes dos 41 parlamentares.

Superintendência de Comunicação Institucional