UNIÃO DE PODERES

Câmara recebeu milhares de eleitores para biometria

Mais de 10 mil eleitores estiveram na Câmara de BH, nos últimos quatro meses, para fazer o recadastramento biométrico junto ao posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). A parceria entre os Poderes Legislativo e Judiciário, além de facilitar o atendimento do eleitorado da região, que fez fila na porta do prédio no Bairro Santa Efigênia, possibilitou a esses cidadãos, que procuraram a Câmara por causa dos serviços do TRE, o encontro com seus representantes eleitos.

segunda-feira, 9 Maio, 2016 - 00:00
De 7 de janeiro a 4 de maio foram atendidas em média 134 pessoas diariamente no posto do TRE na Câmara - Foto: TV Câmara

De 7 de janeiro a 4 de maio foram atendidas em média 134 pessoas diariamente no posto do TRE na Câmara - Foto: TV Câmara

Mais de 10 mil eleitores estiveram na Câmara de BH, nos últimos quatro meses, para fazer o recadastramento biométrico junto ao posto do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG). A parceria entre os Poderes Legislativo e Judiciário, além de facilitar o atendimento do eleitorado da região, que fez fila na porta do prédio no Bairro Santa Efigênia, possibilitou a esses cidadãos, que procuraram a Câmara por causa dos serviços do TRE, o encontro com seus representantes eleitos. Muitos se surpreenderam ao perceber que as portas da Casa estão abertas à participação popular, seja nas audiências públicas ou nas reuniões plenárias.

“Achei que era tudo feito pelos vereadores, não sabia que a Câmara era uma Casa tão aberta à participação popular”, disse Márcia Mendes Haid Soares, chefe do Cartório da 35ª Zona Eleitoral, em referência à oportunidade que teve, enquanto trabalhava na Câmara, de ver os cidadãos participando da vida política da capital mineira para além do momento do voto. Ela conta que, enquanto atuou no saguão da entrada principal do Legislativo, pôde perceber que um grande número de pessoas se dirige à Câmara diariamente para participar das atividades legislativas. Durante esse período, um evento marcante para a servidora foi a discussão sobre questões de gênero ocorrida em Plenário, quando dezenas de pessoas ocuparam as galerias e demais dependências da Casa para fazerem valer seu posicionamento acerca do tema.

Enquanto atuou no Legislativo Municipal, a servidora do Judiciário que coordenou as atividades do TRE-MG na Câmara, Carla Cabral Urban Pessoa, também teve a oportunidade de ver como se dá a participação dos eleitores no processo político para além do dia de votações. Ela conta que ficou positivamente impressionada com a participação popular na produção de leis em Belo Horizonte, ao constatar que os cidadãos se fazem presentes durante a votação de projetos pelos vereadores.

Trabalho conjunto

Márcia Soares conta que a interação com os servidores da Câmara Municipal foi muito positiva. “O pessoal do cerimonial foi imprescindível para o bom andamento dos trabalhos do TRE no Legislativo”, afirma. Ela explica que o Cerimonial da CMBH utilizou sua expertise na organização de eventos para auxiliar os servidores do Tribunal a organizar o atendimento à população. “O Cerimonial ajudou na organização da fila de eleitores, deu ideia sobre como montar o setor para atendimento ao público prioritário e até a sinalização para a população ficou por conta deles”.

A servidora do Judiciário também destaca o empenho da Diretoria de Administração e Finanças em auxiliar o trabalho do TRE. “Eles sempre estavam lá ajudando e perguntando se precisávamos de alguma coisa”, conta a chefe do cartório da 35ª zona eleitoral.

“Quando voltei à Câmara nesta sexta-feira (6/5) para acompanhar o recolhimento do equipamento utilizado pelo TRE tive a oportunidade de agradecer a alguns dos servidores do Legislativo que auxiliaram no trabalho do Tribunal e, mais uma vez, vi a população chegando para participar de alguma atividade do Legislativo, o que reforçou minha percepção de que a Câmara é uma Casa que está aberta à participação popular”, afirmou Márcia Soares.

Resultados alcançados

Do dia 7 de janeiro ao dia 4 de maio foi atendida uma média de 134 pessoas diariamente no posto do TRE-MG instalado na Câmara, atingindo um pico de 410 eleitores atendidos em um único dia. Nesse período, 0,54% do total de eleitores de Belo Horizonte esteve na Câmara Municipal para participar do processo de recadastramento biométrico.

Além do recadastramento, foram realizados, ainda, serviços como inscrição eleitoral, alteração de dados cadastrais e transferência de domicílio eleitoral. O TRE-MG informa que mesmo quem não participou do recadastramento biométrico deve participar da eleição deste ano, que acontecerá no dia 2 de outubro e, caso haja segundo turno, no dia 30 de outubro.

Superintendência de Comunicação Institucional