LIMPEZA URBANA

Caçambeiros querem estações de transbordo nas regionais

Objetivo da medida é baratear o descarte de resíduos e proteger o meio ambiente

quinta-feira, 18 Fevereiro, 2016 - 00:00
Parlamento quer baratear o descarte de resíduos e proteger o meio ambiente  Fonte: Gerência Regional de Comunicação Social Norte

Parlamento quer baratear o descarte de resíduos e proteger o meio ambiente Fonte: Gerência Regional de Comunicação Social Norte

A falta de estações de transbordo de entulho em Belo Horizonte e a possibilidade de se instalar uma estação em cada regional foi o tema da audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana ocorrida nesta quinta-feira (18/2). Como encaminhamento dos debates, o vereador Professor Wendell (PSB), autor do requerimento que permitiu a realização da audiência, anunciou a formação de uma comissão com a participação de caçambeiros para tratar do tema, a realização de reuniões com a Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte e com a Superintendência de Limpeza Urbana da Capital (SLU), bem como a elaboração de um projeto de lei para normatizar a questão.

A principal reivindicação dos caçambeiros é a criação de estações de transbordo de entulho nas regionais da capital, com o objetivo de reduzir os custos de descarte dos resíduos, que, hoje, acontecem, em grande parte, em uma Central de Tratamento de Resíduos (CTR) localizada cidade de Sabará. A grande distância que os caminhões com entulhos têm que percorrer até a cidade vizinha à capital e os preços cobrados pela CTR, considerados altos, prejudicam a lucratividade dos empreendedores do setor, segundo os caçambeiros.

Outro ponto levantado a favor da criação das estações de transbordo na capital foi a proteção ao meio ambiente. João Geraldo, representante de moradores da região Leste de Belo Horizonte, lembrou que alguns caçambeiros, com o objetivo de reduzir os custos do serviço, descartam ilegalmente entulhos em córregos. Além de colocar em risco os cursos d’água, a ação irregular faz com que o poder público tenha que aumentar os recursos gastos para a limpeza dessas áreas. A implantação de estações de transbordo nas regionais seria uma possível solução para o problema, uma vez que reduziria os custos dos caçambeiros que, atualmente, utilizam a CTR situada em Sabará, favorecendo, assim, o descarte legal e ambientalmente adequado dos resíduos.

Entulho na RMBH

O representante da Agência de Desenvolvimento da RMBH, Gustavo Batista de Medeiros, informou que até o dia 26 deste mês está disponível para consulta pública o Plano Metropolitano de Gestão Integrada de Resíduos com Foco em Resíduos de Serviços de Saúde e Resíduos da Construção Civil e Volumosos. O Plano contempla os 50 municípios que compõem a Região Metropolitana de Belo Horizonte e o Colar Metropolitano (CM). Entre as propostas contidas no documento está a criação de 21 estações de transbordo para atender 50 cidades. Ao acessar o link, o interessado poderá contribuir com sugestões e críticas para o aprimoramento da proposta. De acordo com Batista, um dos impactos do plano será a integração da gestão dos resíduos, de modo a reduzir os custos com este serviço.

Encaminhamentos

O vereador Professor Wendell destacou que a criação das estações tanto é viável, que a medida já está sendo pensada em nível metropolitano. A intenção do vereador é aproveitar o conhecimento acumulado pela Agência de Desenvolvimento da RMBH na elaboração de um projeto de lei municipal sobre o descarte de resíduos em Belo Horizonte. O esperado é que a comissão composta por representantes dos caçambeiros da capital também participe ativamente da busca de uma solução para o problema. O parlamentar destacou que antes de um projeto sobre o tema ser apresentado, haverá reuniões com a Agência, a SLU, os representantes dos caçambeiros e demais interessados no tema.

Veja o vídeo completo.

Superintendência de Comunicação Institucional