Dia D contra a dengue

Câmara engajada no combate ao mosquito

Campanha orienta público interno e visitantes 

quinta-feira, 25 Abril, 2013 - 00:00

A Câmara Municipal de Belo Horizonte está realizando campanha de prevenção e combate à dengue. Na quinta-feira (25/4), foi organizado estande com a presença de profissionais da área de saúde e da Zoonoses, da PBH, para orientação e sensibilização dos servidores. Também fizeram parte da mobilização a distribuição de informativos e encenações teatrais, tendo como personagem principal o mosquito transmissor da doença.

Por iniciativa da Divisão de Assistência, Saúde e Segurança do Trabalho (DIVSIS), Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e o apoio institucional do presidente da Casa, vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), a campanha, iniciada em dezembro de 2012, tem como parceiros a Secretaria Municipal de Saúde e a Unidade Regional da Zoonose da PBH.

De 22 a 24 de abril, foi realizada a Blitz contra a dengue, quando foram vistoriados os postos de trabalho da Casa para identificação de locais com risco de se tornarem criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Procuramos não só atuar no ambiente interno, prevenindo o adoecimento do servidor, mas orientá-lo para que ele seja um multiplicador dessas ações”, afirmou Consuelo Froes, chefe da DIVSIS.

Conforme o médico clinico e responsável técnico da Seção Médica da CMBH, Ricardo da Cruz Lage, a campanha foi motivada pelo aumento do número de casos da doença, não só em Belo Horizonte, mas em várias regiões do país. “Resolvemos fazer um dia D para orientar os servidores e tirar dúvidas sobre essa nova epidemia que nos surpreendeu esse ano, fortalecendo a questão da prevenção”, destacou.

Ação conjunta

Segundo Henrique Marquês Henriques, farmacêutico homeopata e coordenador da Comissão Assessora de Homeopatia do Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais, o objetivo da campanha é informar sobre a importância da utilização da homeopatia na prevenção e no tratamento da dengue. “O tratamento homeopático não é como uma vacina, mas vai ajudar a fortalecer o organismo e a minimizar os efeitos da enfermidade”, explicou. Henrique informou, ainda, que, no caso do tratamento, se a pessoa já estiver com a dengue, ela pode utilizar o medicamento para uma recuperação mais rápida, combatendo sintomas como febre e dor nas articulações.

O gerente distrital de Controle de Zoonoses da Regional Leste, José Marcos Furquim Werneck Santiago, relatou que foram apresentadas, na Câmara Municipal, amostras do ciclo de vida do mosquito, para que os servidores conheçam e possam esclarecer suas dúvidas.

De acordo com o chefe de gabinete da presidência, Raimundo Machado, o gabinete foi procurado pelo Serviço Médico da Câmara e pela CIPA, considerando que muitos servidores foram vitimados pela dengue ou ainda padecem dos efeitos da doença. 

 Superintendência de Comunicação Institucional