ESPORTE EM BH

Seminário debate o esporte na vida da cidade

Objetivo é colher sugestões de políticas públicas para o setor

terça-feira, 23 Agosto, 2011 - 00:00
Seminário "O Esporte na vida da cidade"

Seminário "O Esporte na vida da cidade"

Com a finalidade de discutir a realidade e as perspectivas do esporte em Belo Horizonte, a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo da Câmara Municipal realiza seminário durante toda esta quarta-feira (24/8). Além de conhecer e avaliar a situação atual, o encontro tem o objetivo de acolher sugestões e propostas para o setor no município. A iniciativa foi do vereador Heleno Abreu (PHS), ex-jogador de futebol e defensor das causas esportivas.

"Queremos que este seminário abra uma grande discussão, para alertar o poder público municipal da importância do esporte como política forte e parceira da saúde, educação, assistência social, entre outras. Esporte e política precisam caminhar juntos", destacou Heleno no início dos trabalhos.

O evento foi dividido em dois painéis, para proporcionar um melhor debate sobre as propostas que integrarão o documento final a ser elaborado ao término dos trabalhos. O primeiro painel, de manhã, abordou a Educação Física e o Desporto Educacional. Os equipamentos, espaços, programas, ações, orçamentos, recursos humanos e formação profissional foram apresentados e analisados pelos presentes. 

O representante da Secretaria Municipal de Educação, Ismair Sérgio Cláudio, destacou a importância da Prefeitura melhorar os espaços físicos das escolas municipais. “Queremos garantir que todas as escolas tenham quadra coberta e também possam oferecer piscina aos alunos. O projeto Escola Integrada terá verba de 30 milhões para desapropriações que irão permitir a ampliação e adequação da rede física escolar,” garantiu.

Para o vereador Paulinho Motorista (PSL), faltam espaços públicos para o lazer e a prática de atividades físicas. “Na teoria é tudo muito bonito, mas na prática sabemos que os espaços esportivos na cidade são poucos e não há investimentos, principalmente nas comunidades carentes,” enfatizou.

“O esporte é um direito e não se discute, faz parte do processo de desenvolvimento humano. Precisamos criar caminhos de ação neste momento oportuno. Estamos avançando, já que há três anos tínhamos um orçamento de 4,5 milhões e hoje é de aproximadamente 15 milhões. Vamos bem, com o que tem”, salientou a representante da sub-secretaria Municipal Adjunta de Esportes, Márcia Campos.

Concurso de redação

Durante a primeira parte do seminário, alunos que participaram do concurso de redação sobre o tema Esporte foram premiados. Escolas e estudantes receberam kits de materiais de incentivo à pratica, como bolas, petecas, redes, jogos de xadrez, mochilas, tênis e camisetas.

Também foram aprovados pelos presentes, por unanimidade, moções de apoio a dois projetos voltados ao setor que tramitam na Casa. O PL 1683/2011, que cria os Jogos Escolares de BH e o PL 1610/2011, que determina a obrigatoriedade da formação superior em Educação Física para docência da disciplina na rede de ensino infantil e fundamental do município.

O vereador Arnaldo Godoy (PT) e a vereadora Silvia Helena (PPS) também estiveram presentes no encontro. 

Superintendência de Comunicação Institucional