HONRA AO MÉRITO

Câmara homenageia promotor do Ministério Público

{mosimage}O promotor de justiça Leonardo Duque Barbabela foi agraciado com o diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte, em reunião solene realizada no dia 29 de novembro. A indicação para homenagem foi do vereador Paulinho Motorista (PSL).

segunda-feira, 6 Dezembro, 2010 - 22:00
{mosimage}O promotor de justiça Leonardo Duque Barbabela foi agraciado com o diploma de Honra ao Mérito da Câmara Municipal de Belo Horizonte, em reunião solene realizada no dia 29 de novembro. A indicação para homenagem foi do vereador Paulinho Motorista (PSL).

A vereadora Elaine Matozinhos (PTB), que presidiu a reunião, classificou Leonardo Barbabela como um homem íntegro e destacou o brilhantismo da promotoria na qual o homenageado atua. A parlamentar ressaltou que qualquer cidadão, nos dias de hoje, vê o Ministério Público Estadual (MPMG) como um local onde poderá ser ouvido e ter suas demandas encaminhadas.

O Vereador Paulinho Motorista falou sobre as novas funções dos promotores no Estado Democrático de Direito e destacou a competência do homenageado e seu o exemplar trabalho no MPMG. Motorista apontou todos os inúmeros prêmios recebidos por Barbabela e declarou que o mesmo tem colaborado muito com o Legislativo Municipal, a cidade e a preservação do meio ambiente.

Leonardo Barbabela leu um trecho do livro “1822”, de Laurentino Gomes, e fez apontamentos sobre a evolução da história constitucional brasileira até a Constituição de 1988, como forma de ilustrar o nascimento da sociedade deste país, da república e da democracia. Barbabela ressaltou a criação e fortalecimento do poder legislativo, em especial o municipal, e discorreu sobre as características do Ministério Público, suas origens no Brasil e no mundo, bem como suas competências e atribuições para a defesa da lei e dos direitos difusos.

Barbabela declarou que exerce o cargo de promotor de justiça há 12 anos, mas sente a renovação do ímpeto pela profissão a cada dia. O promotor revelou que sofrera ameaças físicas e morais, e deixou claro que tais ameaças jamais poderão inibi-lo de promover a justiça e construir uma sociedade mais justa e solidária para as futuras gerações.

Também participaram da solenidade: o delegado Geral de Polícia e Chefe do DETRAN de Minas Gerais, Oliveira Santiago Maciel; representando o Presidente da Associação Mineira do Ministério Público, o Promotor de Justiça João Medeiros; o representante do Secretário de Estado de Defesa Social, Tércio Leite Drummond; o diretor do Instituto de Criminalística de Minas Gerais, Sérgio Márcio Costa Ribeiro; a mãe do homenageado, Maria de Lourdes Duque Barbabela; sua esposa Andréia Fernandes Barbabela; as filhas Sarah Fernandes Barbabela e Sophia Fernandes Barbabela; seu tio Célio Duque Pereira, o procurador de justiça, Jackson Rafael Campomizzi; representando a Promotoria de Defesa do Consumidor, o procurador de justiça, José Antônio Baêta de Melo Cançado; o Secretário Adjunto da Fazenda do Estado de Minas Gerais, Pedro Meneghetti.

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.