Medidas para aumentar a segurança perto de virarem lei

Dois projetos de lei aprovados na última reunião plenária, em 19 de outubro, propõem novas normas a serem seguidas pelos bancos no atendimento aos clientes, com o objetivo de inibir a prática de crimes conhecidos como “saidinhas de banco”. Entre as medidas está a colocação de painel opaco entre os caixas e a fila de espera, a proibição da instalação de portas eletrônicas no alinhamento frontal das agências e até a proibição do uso do telefone celular pelos clientes.
“Está mais que provado que muitos golpes têm início dentro da agência, com ajuda do uso do celular, que facilita a comunicação entre assaltantes dentro e fora do banco”, aponta o vereador Reinaldo ‘Preto Sacolão’(PMDB), autor do PL 912/2009, aprovado em 1º turno pelo Plenário da Câmara Municipal. A proposta aguarda apreciação das comissões em 2º turno.
Além de proibir o uso do aparelho, o projeto estabelece que as instituições financeiras devem instalar, no espaço compreendido entre os caixas e aquele reservado à fila de espera, um painel de material opaco, com no mínimo dois metros de altura, a fim de impedir a visualização das pessoas que estão sendo atendidas. O PL 912/2009 prevê ainda um painel eletrônico que indique o caixa que está disponível para atendimento dos que aguardam na fila.
Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.