PARLAMENTO JOVEM
Câmara firma convênio para organização do projeto

terça-feira, 16 Março, 2010 - 21:00


Com o objetivo de incentivar a autonomia e a participação de jovens na discussão e na formulação de proposições sobre temas de interesse público, o Parlamento Jovem se iniciou, em Minas Gerais, em 2004, numa iniciativa da Escola do Legislativo da Assembleia de Minas, em parceria com a PUC Minas. Desde então, tem se consolidado como importante ferramenta para a formação política de estudantes dos ensinos médio e universitário.
Parcerias
Em 2010, o Parlamento Jovem Municipal de Belo Horizonte será realizado através de parceria entre a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, o curso de Ciências Sociais da PUC-Minas e a Secretaria de Estado de Esporte e da Juventude, por meio da Coordenadoria da Juventude.
De acordo com Luzia Ferreira, dos poderes constituídos na sociedade democrática, o parlamento é o mais difícil de ser compreendido e é também o único poder que representa a diversidade da própria sociedade. Ressaltou que “a Câmara se sente honrada com a oportunidade de organizar o Parlamento Jovem”.
Lembrando a todos os presentes na solenidade que a CMBH irá realizar, no dia 22 de março deste ano, seminário em comemoração pelos 20 anos da Lei Orgânica Municipal, a vereadora assinou o documento que celebra o convênio entre as três instituições.
O gerente da Escola do Legislativo da CMBH, Marcos Mudado, ressaltou a satisfação da Escola em abraçar o projeto. “Para nós é uma honra cumprir nossa missão de forma tão brilhante”. O servidor ressaltou que a Assembleia Legislativa de Minas está incentivando os municípios mineiros a formarem seus próprios parlamentos jovens. Mudado convidou os presentes para a sessão de abertura do Parlamento Jovem no próximo dia 23, às 13h30, no campus da PUC-Minas no bairro Coração Eucarístico.
Regina de Paula Medeiros, coordenadora do Parlamento Jovem BH 2010, fez um breve histórico do projeto na capital. Segundo ela, de 2004 a 2009 várias escolas se tornaram parceiras do projeto, sendo que cerca de 900 alunos do ensino médio já passaram pela iniciativa. “O projeto pode ser uma importante ferramenta de formação política”. Ela contou que, hoje, o Parlamento Jovem está estendido a dez municípios mineiros.
O coordenador da juventude, Roberto Rocha, que representou o secretário de Estado de Esportes de da Juventude, Alberto Rodrigues (PV), comentou a satisfação de ter sido aluno da PUC–Minas. De acordo com coordenador, a CMBH compreendeu a necessidade de fazer com que o jovem se aproxime do Poder Legislativo. Rocha salientou, ainda, a importância do projeto e disse que os “parlamentares são fundamentais para o desenvolvimento da nossa sociedade”.
Na avaliação do pró-reitor do curso de extensão da PUC-Minas, Wanderley Chieppe Felippe, o convênio é da maior importância para a cidade de Belo Horizonte. “Eu não conheço no Brasil um projeto semelhante a este; é pioneiro.” O pró-reitor disse que a PUC leva muito a sério o fato de ser uma universidade comunitária. De acordo com Felippe, a instituição tem se dedicado muito a trabalhos com a infância, a adolescência e a juventude.
Em suas considerações finais, a presidente Luzia Ferreira exaltou o valor da parceria com instituições de alta credibilidade e falou da importância da renovação da faixa etária na política.
Também estiveram presentes na assinatura do convênio o vereador Adriano Ventura (PT) e a representante da Secretaria Municipal de Educação, Mírian Oliveira.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).