ATENDIMENTO AO PÚBLICO

Câmara capacita servidores da BEPREM

{mosimage}Servidores da Beneficência da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (BEPREM) participam do curso de Atendimento ao Público, promovido pela Escola do Legislativo (ESCLEG) da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). O treinamento teve início no dia 1º de março e vai até o dia 3. Cinqüenta e cinco servidores foram divididos em duas turmas, que terão atividades no período da manhã e da tarde.
 

domingo, 28 Fevereiro, 2010 - 21:00

{mosimage}Servidores da Beneficência da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (BEPREM) participam do curso de Atendimento ao Público, promovido pela Escola do Legislativo (ESCLEG) da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). O treinamento teve início no dia 1º de março e vai até o dia 3. Cinqüenta e cinco servidores foram divididos em duas turmas, que terão atividades no período da manhã e da tarde.
 

A necessidade de capacitação dos servidores da BEPREM foi apontada pela própria instituição, que solicitou à Escola o desenvolvimento da parceria, até então inédita. A Beneficência da Prefeitura fornece aos servidores municipais atendimento médico, odontológico e psicológico, além de atividades culturais, de formação profissional e de lazer.

O gerente da ESCLEG, Marcos Mudadu, explica que a Escola já realizou iniciativas semelhantes, promovendo cursos voltados essencialmente para entidades ligadas à Prefeitura e para câmaras municipais do Estado. Além disso, Marcos ressalta que 10% das vagas disponíveis nos cursos realizados pela Escola, para capacitação de agentes políticos e servidores da CMBH, são destinadas ao público externo da Casa.

Conteúdo

O objetivo geral do treinamento é desenvolver atitudes que permitam o atendimento ao público de forma eficaz, pessoalmente, por telefone ou via eletrônica. Os participantes vão refletir sobre a atividade do atendimento na organização, a importância do cliente externo e interno, os comportamentos que prejudicam o atendimento e as atitudes que favorecem a sua qualidade.

Na programação estão temas como o cliente da organização pública; a qualidade do atendimento no serviço público; técnicas de atendimento pessoal e telefônico; comunicação adequada com o cliente; e desenvolvimento de novas competências. As aulas, ministradas pelas instrutoras Jane Costa de Paula Oliveira e Virgínia Lobato de Freitas, da Divisão de Desenvolvimento Psicofuncional da Câmara (DIVIDEP), contam com a exibição de vídeos, exercícios individuais e atividades em grupo.

Aprendizado e Reciclagem

A diretora de Serviços de Saúde da BEPREM, Lenita Noman, disse que a demanda de aperfeiçoamento de servidores efetivos e terceirizados é antiga. A expectativa de Lenita é que o curso promova a sensibilização dos profissionais para seu papel como instrumento de satisfação dos usuários. “Nossa intenção é possibilitar a capacitação em todos os níveis da BEPREM, estendendo o treinamento a um número maior de servidores, inclusive o corpo gerencial, desenvolvendo outras temáticas e dando continuidade a essa parceria com a Escola do Legislativo”, destacou a diretora.

Servidora da BEPREM há 32 anos, Ângela de Fátima Pinto disse que o curso vai ajudar muito na reciclagem dos profissionais que trabalham no atendimento ao público. “Precisamos padronizar o atendimento, uniformizando as mensagens e normas passadas aos usuários, trabalhando com profissionalismo e respeito ao cliente”, comentou.

Paula Fernanda Silva, recepcionista da Beneficência há pouco mais de um ano, espera reunir durante o treinamento “informações úteis para melhorar a qualidade do serviço, compreender as necessidades dos usuários e solucionar dificuldades em determinadas situações de atendimento”.

O presidente da BEPREM e ex-vereador, Totó Teixeira, agradeceu o apoio e a disponibilidade da ESCLEG na realização do treinamento. “Confio e acredito muito na Escola do Legislativo, fundada durante meu último mandato na Câmara Municipal de Belo Horizonte, e tenho certeza de que esse curso vai contribuir para o aprendizado, a boa convivência e a qualidade do serviço prestado ao servidor municipal”, afirmou.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).