PRAÇA FLORIANO PEIXOTO

Carreteiros conseguem novo local

Carreteiros conseguem novo local O vereador Leonardo Mattos (PV) resolveu o impasse entre os carreteiros da Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, e a BHTrans, em reunião na segunda-feira, 10 de agosto, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH).
segunda-feira, 10 Agosto, 2009 - 21:00
Carreteiros conseguem novo local O vereador Leonardo Mattos (PV) resolveu o impasse entre os carreteiros da Praça Floriano Peixoto, no bairro Santa Efigênia, e a BHTrans, em reunião na segunda-feira, 10 de agosto, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Representantes dos carreteiros solicitaram ajuda, pois a praça, onde eles exercem suas atividades, será reformada e nenhum veículo poderá parar em suas imediações.

“Para que os carreteiros não fiquem sem local para trabalhar, entramos nessa negociação com o intuito de resolver o problema, de maneira que todos ficassem satisfeitos”, afirmou o parlamentar.
 
De acordo com Frederico Ferreira, representante dos carreteiros, as mudanças trarão problemas para os trabalhadores autônomos que estão na praça há 50 anos.

O assessor da BHTrans, Francisco de Assis Maciel, afirmou que, com a construção do novo shopping e do hospital da Unimed, será necessário o remanejamento dos carreteiros, para a rua Churchill, em sentido à Câmara.

Os 30 carreteiros que participaram da reunião concordaram com o assessor, uma vez que a outra opção, a rua Santa Rita, seria inviável, por se tratar de um local residencial, o que poderia desagradar os moradores. A avenida Churchill também está mais próxima à praça.

A BHTrans informou, também, que serão construídas cabines sanitárias e afixadas placas indicativas do novo local, e que todos os carreteiros serão cadastrados. Porém, Francisco Maciel salientou que todas as propostas são passiveis de encaminhamentos, destacando que as caminhonetes só permanecerão na Avenida do Contorno, dependendo do real impacto no trânsito após as reformas da região.
 
Uma Comissão Representativa dos carreteiros e representantes do gabinete do vereador Leonardo Mattos (PV) acompanhará as negociações. “Há cerca de um mês estamos intermediando as conversas. E isso prova que, por meio do diálogo, conseguimos resolver os impasses que agradem tanto o governo, quanto a comunidade”, destacou o vereador.

Praça poderá ser a primeira com brinquedos adaptados
 
Paralelamente às negociações em benefício dos carreteiros, o vereador Leonardo Mattos (PV) propôs ao arquiteto responsável pelo projeto de reforma da praça, Flávio Carsalade, que ela seja construída com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência.
 
O vereador apresentou o Projeto de Lei 482/2009, em tramitação na Câmara, para que os “playgrounds” instalados em jardins, parques, clubes, áreas de lazer e áreas abertas ao público, ainda que localizados em propriedade privada de uso público, tenham brinquedos adaptados para crianças com deficiência.
 
“Se esta idéia for aceita, antes mesmo de o PL ser aprovado, nós teremos a primeira área de BH com brinquedos adaptados, o que ajudará a conscientizar as pessoas. As crianças com deficiência merecem, além de brincar, também se socializarem, o que propiciará a construção de um futuro melhor em nossa sociedade, com base no respeito entre todos”, destacou Mattos.

Informações no gabinete do vereador Leonardo Mattos(3555-1192/1193) e na Superintendência de Comunicação Institucional(3555-1105/1445)