Integração Institucional para Novos Gabinetes

Treinamento de Integração se aplica à rotina de gabinetes.

Gabinete do Vereador Paulinho Motorista

domingo, 1 Fevereiro, 2009 - 22:00

Gabinete do Vereador Paulinho MotoristaEntre os dias 26 e 30 de janeiro, o gabinete dos vereadores Paulinho Motorista, Adriano Ventura e João Oscar participaram do treinamento “Integração Novos Gabinetes”. O objetivo do curso é integrar a equipe dos novos Vereadores, bem como transmitir conhecimentos sobre o processo legislativo, estrutura da Câmara, atendimento ao público e postura profissional.

O curso contou com instrutoria da Divisão de Desenvolvimento Psicofuncional (DIVDEP), além da instrutoria de Luzia Pires, assistente da Diretoria Legislativa (DIRLEG).


Pontos destacados

Gabinete do Vereador Paulinho Motorista

Flaviana Fagundes e Fernanda Kelly da Silva, funcionárias do gabinete, elogiaram a didática adotada no curso. “Gostamos muito. Absorvemos bem as informações. Estávamos perdidas e o curso nos deu um roteiro”, avaliaram. Elas destacaram os temas “Relacionamento”, “Atendimento ao Público”, Empregabilidade”, além de tomarem conhecimento da parte de “Plenário”. “Às vezes, a gente peca muito no que se refere a comportamento, a postura e o curso abre a mente da gente”, concluíram.  

Gabinete do Vereador Adriano Ventura

Vereador Adriano VenturaO Vereador achou o treinamento, realizado de 28 a 30 de janeiro, interessante. “Viemos de uma experiência de um movimento social, que tem um foco diferente, onde as construções são coletivas”, relatou Adriano. Segundo ele, tinha que montar o gabinete com prazos e a equipe participou de várias etapas do processo de identidade junto ao movimento social. Mas, nem todos  tinham participado. Adriano disse, ainda, que seu gabinete providenciou, em dezembro, um encontro sobre relacionamento, onde boa parte das dinâmicas foram vivenciadas lá. Mas, o grupo permaneceu ansioso por este encontro. “Iríamos aproveitar mais nossas possibilidades de atuação, o que a Câmara soube realizar bem”, avaliou Adriano. “O mandato é meio e não fim. Como eu, vereador, estou preparado para as etapas da minha vida?”. Para ele, o curso casou com o trabalho da equipe. “Não quero que percamos a nossa base de transformação; não quero que as pessoas fiquem estagnadas. Quero que elas cresçam politicamente, para a identidade da equipe”, afirmou Adriano. Ele constatou que foi feita uma análise de perfil do pessoal de sua equipe e que, em cada núcleo, eles foram tidos como referência por várias instâncias da comunidade. Ou seja, tinham representatividade, como parcelas do movimento social, lideranças comunitárias do segmento social que o apoiou. “Quero que a pessoa faça parte de um mandato que transformou, com leis que o gabinete aprovou como um todo”. Como sugestão, o vereador sugeriu que esse curso se realize a cada seis meses.

Gabinete do Vereador João Oscar

Gabinete de Vereador João Oscar
O Vereador João Oscar considerou o treinamento, realizado de 28 a 30 de janeiro, uma ótima oportunidade de aprendizado. “Chegamos sem saber quase nada e todos os instrutores são profissionais com compromisso de orientar e ajudar”. Segundo João Oscar, sua equipe tirou muito proveito, já que todo o conteúdo apresentado é de grande importância para o mandato. “A explanação sobre o Plenário, normas, uso da palavra e outras orientações foi fundamental, assim como os temas “Atendimento ao Público”, “Comportamento” e “Compromisso com a imagem do vereador”. O assessor Rodrigo Araújo também achou o curso proveitoso e bem dinâmico, principalmente no que diz respeito à leitura do Regimento Interno e da Lei Orgânica, além do dia-a-dia do Plenário e do Processo Legislativo. Ele sugeriu mais cursos sobre esses temas, porém, com uma carga horária maior.