
Ocorreu hoje, 19 de novembro, na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), a última sessão da Câmara Mirim de 2008, projeto que é mantido em conjunto com a Escola do Legislativo.
A reunião, feita em caráter solene, realizou-se no Plenário Amynthas de Barros e contou com a participação do presidente da CMBH, vereador Totó Teixeira (PR), além dos parlamentares Ana Paschoal (PT); Valdir Antero Vieira ‘Índio’ (PTN), segundo secretário da Mesa Diretora; Paulo Lamac (PT); Neusinha Santos (PT), líder de governo na Casa; e Sílvia Helena (PPS).
Ao longo do ano, crianças e adolescentes participantes do projeto aprenderam conteúdos importantes para a sociedade através de palestras ministradas por autoridades em assuntos como segurança pública, transporte e saúde.
Além disso, participaram de uma rotina semelhante a dos vereadores dentro da CMBH, compondo comissões temáticas, elaborando, analisando e votando propostas.
Durante a sessão, os vereadores mirins entregaram ao vereador Totó Teixeira os projetos de lei votados por eles, para que sejam encaminhados à prefeitura.
“A Câmara Mirim Este projeto tem uma importância muito grande, que é divulgar como funciona o processo legislativo e fazer com que o cidadão, ao concorrer a um cargo político, tenha entendimento da responsabilidade que é representar politicamente outras pessoas”, afirmou Totó Teixeira.
O vereador elogiou o desempenho e as propostas feitas pelos estudantes e destacou o projeto de lei institui a construção das casas de passagem, para analisar a questão dos imigrantes em Belo Horizonte. “A proposta foi elaborada de forma muito inteligente”, completou.
Os vereadores mirins receberam diplomas pela participação na Câmara Mirim, que tem como presidente Isaac Gomes Fernandes, de 12 anos. Ele falou sobre a experiência: “Foi um período muito bom, que vai influenciar a minha vida. Adquiri uma experiência grande e aprendi muito”, disse.
O vereador mirim também ressaltou a relevância da proposta de informatização das escolas públicas municipais, para melhorar a grade curricular: “É muito importante que haja a informatização, pois nem todos têm acesso a computadores e mesmo quem tem necessita de um aprendizado”, explicou.
Isaac elogiou também a atuação dos vereadores em Belo Horizonte, mas ressaltou a importância da presença destes em plenário para a votação dos projetos em pauta.
Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/3555-1216).