http://www.cmbh.mg.gov.br/images/stories/182
escoladolegislativo/Nucleo_DIvulgacao/voto_edit.JPG" title="" alt="" style="float:left" /> >Mesmo em fase de ensaio, eles já sabem o papel que irão desempenhar na ponta da língua. Ocupando as galerias do Plenário Amint
ros, na Câmara Municipal, mostram que ocupam, também, um lugar importante na democracia e no processo decisório. Alunos de escolas municipais e estaduais falam sobre o “Voto Cidadão” e como ele pode repercutir nas escolas e nas urnas.
{mosimage}
Diana de Castro Possas – Aluna do Colégio Soma
A proposta é interessante; é uma questão que repercute e que pode despertar o interesse de votar, trabalhando a mentalidade do jovem, o que é importante, não só para a cidade e o estado, mas para o país inteiro.
Maria Tereza Pinel – Aluna do Colégio Soma
Eu poderia votar este ano, mas não tive interesse. Pensei assim: “Que diferença vai fazer; n&ati

ndo direito de política”. Mas, agora, tenho vontade de conhecer mais para votar melhor. O que vai acontecer hoje pode influenciar a minha decisão e despertar o interesse dos outros alunos. Esse trabalho poderia continuar a acontecer.
{mosimage}
Amanda Glória Perez Barbosa – Aluna da Escola Ordem e Progresso
O projeto é importante para informar sobre como é a eleição. A maioria dos jovens não sabe o que tem que fazer; o povo vota sem saber. Por isso, tinha que ter mais debates como este, mostrando que os candidatos têm que apresentar suas propostas.
ng>Ana Carolina França – Aluna do Colégio Marconi
Não tenho título, mas, com esse trabalho, a gente já vai se preparando para votar, não indo pela aparência do candidato ou pelo que ele promete.
{mosimage}
Alice Latife – Aluna do Colégio Marconi
É importante ter conhecimento para votar, para exercer a cidadania. Para escolher a pessoa que vai governar, temos que pesquisar sobre cada candidato e, então, selecionar o melhor. Com a crise de corrupção, participar das eleições significa tentar um futuro melhor. Mas, muitas pessoas anulam seu voto e não pode ser assim. Cada um à sua maneira, todos devem procurar saber mais sobre a história anterior do candidato na política.
{mosimage}Neuma Castro - Profª de História do Colégio Soma
Significa um momento para discutir, analisar, pensar e repensar as eleições. Esse momento é uma um trabalho introdutório. No SOMA, os alunos têm uma aula de atualidades, onde trarão para a sala de aula notícias sobre eleição e irão analisar a mensagem do teatro. Ou seja, esse trabalho terá uma continuidade.
Vera Lúcia da Silva Ferreira – Profª de Português do Colégio Soma
Estamos tentando, na aula de Português, aproximar o conteúdo da vida dos alunos, realizando um debate na escola, propondo a redação de textos e de artigos de opinião. Será enviada uma carta ao leitor para a Câmara e alguns dos textos produzidos serão colocados na internet. Outros serão afixados no SOMA, convidando os alunos a votar. Depois, então, será realizado mais um debate. Há uma preocupação em se fazer uma análise crítica da sociedade, pois, a visão do jovem é muito distante da realidade, fazendo-se necessária uma criticidade em relação à comunidade em que vive. Enfim, abre-se um espaço em sala de aula para se discutir esse tema. Gostaria de participar mais de debates e atividades promovidas pela Câmara.
Maria das Graças Viola Foureaux - Profª de Biologia da Escola Oswaldo Cruz (EMOC)
É importante passar para os meninos a importância da consciência do voto. A professora de História da escola vai trabalhar isso com eles. Os alunos criticam candidatos na campanha, mas, eles é que vão votar projetos de interesse da comunidade. A maioria não tem nem título, porque não acha importante votar.
Na próxima e última reportagem da série, você confere os bastidores da peça, da produção à estréia.
Veja aqui a Galeria de Fotos
Veja a 1ª matéria do Projeto Voto Cidadão
Veja a 3ª matéria do Projeto Voto Cidadão
Veja os vídeos do Projeto Voto Cidadão
Veja a cartilha do Projeto Voto Cidadão