Notícias da Câmara - 23/11/06

Sinalização semafórica com cronômetro digital traz maior segurança no trânsito de Belo HorizonteFluidez e segurança no trânsito para pedestres e veículos. Tais avanços já estão garantidos para Belo Horizonte através da Lei 9.274, do vereador Valdivino (PT

A lei foi promulgada pelo presidente da Câmara Silvinho Rezende (PTN) e . publicada no dia 16 de novembro no Diário Oficial do Município (DOM). O prefeito terá prazo de 180 dias para fazer as adaptações necessárias.
Justificativa

quarta-feira, 22 Novembro, 2006 - 22:00
A lei foi promulgada pelo presidente da Câmara Silvinho Rezende (PTN) e . publicada no dia 16 de novembro no Diário Oficial do Município (DOM). O prefeito terá prazo de 180 dias para fazer as adaptações necessárias.
Justificativa

Com a nova tecnologia motorista e pedestre saberão o tempo que deverão aguardar para continuar seus percursos. A vantagem, segundo o parlamentar, é que o novo modelo proporciona informação precisa, pois o tempo será medido em segundos e de forma regressiva.
Valdivino acredita também que os motoristas terão maior perspectiva do tempo entre um sinal e outro e vão diminuir a velocidade para evitar a parada, obtendo maior segurança em relação a assaltos e demais agressões registradas nos semáforos.
Equipamento digital
“A contagem regressiva luminosa só aparecerá quando o sinal estiver vermelho. Terá duração adequada ao tempo do tráfego do cruzamento em que ele for implantado”, explicou o parlamentar.

Combate à violência

Lembrou, também, que diferente das lombadas eletrônicas, o semáforo não possui nenhum equipamento capaz de multar os motoristas infratores. “Ao contrário, vai ajudar a evitar as multas e combater à violência, porque os motoristas vão poder controlar o tempo através de equipamento digital”.

Informações no gabinete do vereador Valdivino (3555-1204/1205)

Idosos podem ganhar dia municipal contra maus-tratos
A Comissão de Legislação e Justiça da Câmara aprovou ontem dia 23 de novembro, 12 projetos em redação final. O projeto de lei 969/06, autoria da vereadora Silvia Helena (PPS), cria o dia Municipal contra maus-tratos a idosos.

A proposta, segundo a parlamentar, é promover eventos e debates para reduzir e eliminar a violência e o destrato contra as pessoas da Terceira Idade. “Na maioria das vezes, elas são vitimas de seus próprios parentes”.

O consultor em Relações Humanas, Aderbal Tavares, informa que o Brasil tem hoje 14,5 milhões de pessoas com mais de 60 anos e que em 2025 a população de idosos alcançara o número de 34 milhões.

O avanço da medicina e de todos seus recursos tecnológicos tem garantido a sobrevida no País e no mundo. O consultor observa ainda: “O que preocupa a terceira idade hoje é a morte consciente: a inutilidade, o desprezo e o descaso ”.

A data de 15 de junho foi escolhida para a comemoração do Dia Municipal Contra Maus-Tratos a Idosos. Segundo a vereadora, a data já é comemorada em nível internacional daí, sua proposta para que Belo Horizonte também o faça e reforce a luta pela dignidade dos idosos.

Informações no gabinete da vereadora Sílvia Helena (3555-1196/1197)

IV SIPAT promove atividades lúdicas
A artista plástica e escritora carioca, Maria Luiza Falcão, desenvolveu trabalho com os funcionários da Câmara Municipal, como parte das atividades do IV SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Nos dias 21 e 23 de novembro, ela ministrou aulas sobre confecção de bonecos “personagens”, a partir de material reciclável.

A proposta é promover a consciência ecológica através da arte e realizar atividades lúdicas e terapêuticas. Maria Luiza Falcão reúne no Espaço Henfil, até amanhã, dia 24, a exposição “Personagens do Lixo”.

Informações na Diretoria de Recursos Humanos (3555-1208)