Como são custeados os mandatos parlamentares?

Conforme estabelecido pelas deliberações 3/20166/201618/20162/20171/20182/2019 e 5/2021, a estrutura, serviços e materiais necessários para o exercício dos mandatos parlamentares são assegurados diretamente pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. A instituição disponibiliza a cada vereador um gabinete individual, instalado no edifício-sede da Câmara Municipal, mobiliado e equipado com os recursos de informática necessários ao seu funcionamento.

Além do gabinete, a Câmara oferece serviços e materiais complementares a cada um dos vereadores, mediante processos de aquisição definidos nos termos da legislação federal de licitações:

  • Material de escritório: para o ano de 2026, o fornecimento do material de escritório será suprido com processo de licitação que está em andamento (fase interna).
  • Material de informática: os itens de material de informática, CDs e DVDs, foram extintos. O pen drive passou a ser adquirido conjuntamente com o material de escritório.
  • Carimbos: para o ano de 2026, o fornecimento dos carimbos será suprido mediante processo de licitação que está em andamento (fase interna).
  • Serviço de locação veicular: serviço contratado por meio do Pregão Eletrônico nº 33/2020 (Contrato nº 21/2021), fornecido pela empresa Estrela Logística Eireli. Cada parlamentar tem direito a até dois veículos. A franquia de gasolina é de 500 litros/mês, no posto conveniado, distribuídos livremente entre os dois veículos.
  • Serviço gráfico: para o ano de 2026, o fornecimento do material gráfico será suprido com processo de licitação que está em andamento (fase interna). Serão contratados cartões de visita e pasta para eventos.
  • Serviços Postais: serviço fornecido pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, disponibilizado aos gabinetes dos vereadores, por meio do Contrato nº 9912658708/2024. Por se tratar de serviço de prestação continuada, pode ser renovado até 2034.
  • Materiais de Copa: para o ano de 2026, o fornecimento do material de copa será suprido com o processo de licitação que está em andamento (fase interna).

Despesas com alimentação, consultoria e manutenção de escritório externo de representação parlamentar não são custeadas com recursos públicos.

Para consultar todas as contratações da Câmara de BH, acesse aqui.

(atualizado em janeiro de 2026)