Infância nas ruas e Outubro Rosa são os temas da semana
Programas são veiculados no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

Pesquisa realizada pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) aponta que quase 24 mil crianças e adolescentes estão em situação de rua no país. Dados da Prefeitura de Belo Horizonte revelam que a quantidade de pessoas nas ruas aumentou na cidade, apensar do número de menores nessa situação ter diminuído em BH. A infância das ruas é o tem do Câmara Debate desta semana, que estreia nesta quinta (15/10). Já o programa Câmara Entrevista, que estreia nesta sexta (16/10), traz a discussão sobre a campanha de prevenção e conscientização ao câncer de mama, chamada de Outubro Rosa. A TV Câmara está na web, no canal a cabo (11) e na frequência digital aberta (61.4).
Segundo o estudo do Conanda, a maior parte dos menores dorme na casa de suas famílias e, mesmo entre aqueles que pernoitam nas ruas, 60% mantém vínculos familiares. Já a estatística da Prefeitura de BH apontaque em 1998, havia 204 menores de idade nas ruas; em 2005, essa quantidade caiu para 75; e, em 2013, havia só 13 crianças e adolescentes nas ruas. A população de rua envelheceu ou as crianças estão ficando fora das ruas? Programas como o Bolsa Família e outros projetos sociais podem ter contribuído para mudar essa estatística?
Os principais indicadores de vida nas ruas são a utilização da rua como local de moradia, de trabalho (informal), de lazer, de construção e vivência de relações socioafetivas; falta de proteção e/ou orientação por adultos responsáveis, isto é, ausência de suporte familiar; abandono da escola; vínculo familiar e comunitário fragilizado ou inexistente; uso de substâncias psicoativas; práticas de mendicância e de delitos; aspectos de abandono e descuido com a aparência.
Para discutir o assunto, o Câmara Debate contará com a presença do vereador Pedro Patrus (PT); o psicólogo e integrante da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Regional de Psicologia Alessandro Santos; o professor e pesquisador da Fundação João Pinheiro Frederico Poley e o coordenador do Centro de referência especializado para assistência social a crianças e adolescentes (MIGUILIM), Danilo Bianco Mourão.
O programa, comandado pelo jornalista Kemil Acib, tem reprises no domingo, na segunda, na quarta e na sexta-feira, às 6h30, e também no sábado e na terça-feira, às 18h.
Câmara Entrevista
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.
O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades: o rosa. Durante o período, monumentos por todo o país se iluminam com essa mesma cor.
O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque. De acordo com o Instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.
Para discutir o assunto foram convidadas a vereadora Elaine Matozinhos (PTB); a coordenadora do Programa Saúde da Mulher da SES-MG, Ana Cardoso; e a medica oncologista Dra. Miriele Nogueira Martins.
O Câmara Entrevista estreia nesta sexta, às 18h, e tem reprises no sábado, nas terça e na quinta-feira, às 6h30, e no domingo, na segunda e na quarta-feira, às 18h.
Superintendência de Comunicação Institucional