CONVITE À CIDADANIA

Câmara de BH recebe a população em visitas individuais ou em grupo

Cidadãos têm a oportunidade de conversar com vereadores, conhecer os plenários e participar de palestras no Legislativo Municipal. Coordenado pela Escola do Legislativo, o projeto Visite a Câmara tem foco na educação para a cidadania com o objetivo de compartilhar informações sobre a história política do Brasil, a atividade parlamentar e os mecanismos institucionais que permitem ao cidadão participar do processo de deliberação política.

sexta-feira, 5 Setembro, 2014 - 00:00
Cidadãos têm a oportunidade de conversar com vereadores, conhecer os plenários e participar de palestras - Foto: Mila Milowski

Cidadãos têm a oportunidade de conversar com vereadores, conhecer os plenários e participar de palestras - Foto: Mila Milowski

A Câmara de BH abre as portas do parlamento para associações, escolas e cidadãos interessados em conhecer o trabalho dos vereadores. Coordenado pela Escola do Legislativo, o projeto Visite a Câmara tem foco na educação para a cidadania com o objetivo de compartilhar informações sobre a história política do Brasil, a atividade parlamentar e os mecanismos institucionais que permitem ao cidadão participar do processo de deliberação política.

Durante as visitas guiadas, o público tem a oportunidade de acompanhar as discussões e votações legislativas, conversar com os vereadores e ouvir dos próprios parlamentares as respostas aos seus questionamentos sobre a atividade política. Além disso, os visitantes assistem a palestras proferidas por servidores e conhecem os principais espaços da Câmara, como o salão nobre e os plenários que abrigam as discussões sobre os rumos da capital mineira.

O estudante Guilherme Ribeiro, que cursa o 8º ano no Instituto Educacional Céu Azul, teve a oportunidade de assistir o "pinga-fogo" na reunião plenária desta sexta-feira (5/9). Na ocasião, ele pôde acompanhar o embate entre dois pontos de vista distintos em plenário: o líder do governo, Wagner Messias Preto (DEM), defendia a manutenção do veto ao PL 287/13, garantindo que o projeto é inconstitucional; já o autor da matéria, vereador Juliano Lopes (SDD), pedia aos colegas a derrubada do veto, salientando a importância do projeto para o fomento ao esporte amador e assegurando o caráter constitucional da proposição.

A cena dos dois parlamentares defendendo os interesses de seus representados ajudou Guilherme a compreender a importância da troca argumentativa para que, tendo acesso às diversas perspectivas que permeiam uma mesma questão, os representantes do povo possam, de maneira informada, tomar sua decisão.

Participação política

Aumentar o conhecimento de estudantes sobre o exercício da democracia, garantindo-lhes a oportunidade de acompanhar as atividades legislativas em um ano eleitoral foi o que fez a coordenadora pedagógica do Instituto Educacional Céu Azul, Fátima Buters, solicitar a vinda dos alunos à Câmara Municipal. “Queremos desfazer o senso comum negativo que os alunos têm da política”, explica.

A educadora conta que durante a tarde em que passaram na Câmara Municipal os 72 alunos do 6º ao 9º ano do Instituto Educacional Céu Azul tiveram a oportunidade de entender como o Legislativo se organiza, o processo de tramitação de um projeto até tornar-se lei e as limitações que, muitas vezes, impedem que os vereadores resolvam de uma única vez todos os problemas da cidade. “O importante é que os estudantes percebam que deixar de votar não soluciona os problemas. Esperamos que, conhecendo de perto o trabalho parlamentar, eles passem a gostar de política, se interessem pelas propostas dos candidatos e tomem posição nesse ano eleitoral”, afirma.

Tome parte e conheça o Legislativo de perto

Durante a próxima semana a Câmara Municipal irá receber novos grupos para conhecer de perto a atividade parlamentar. Estarão no Legislativo universitários que cursam o 8º período do curso de Ciências do Estado na UFMG, estudantes da Escola Estadual Laurita de Melo e jovens assistidos pela Associação Municipal de Assistência Social (Amas), que busca a promoção de direitos junto a comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Escolas, instituições e pessoas físicas interessadas em conhecer o Legislativo de Belo Horizonte por meio do projeto Visite a Câmara podem inscrever-se pelo portal da instituição clicando aqui. Para mais informações, basta entrar em contato com a Escola do Legislativo pelos telefones (31) 3555-1255 e (31) 3555-1466 ou pelo correio eletrônico escoladolegislativo@cmbh.mg.gov.br.

Superintendência de Comunicação institucional