TV CÂMARA
Temas da semana são mercado imobiliário e Carnaval 2016
Programas são veiculados no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta
quarta-feira, 20 Janeiro, 2016 - 00:00

As mudanças na economia afetaram um setor importante: o de imóveis. O mercado imobiliário de Belo Horizonte movimentou 7,7 bilhões entre janeiro e setembro de 2015. O valor é 11% inferior ao que foi movimentado, no mesmo período, em 2014. Os números podem causar preocupações, mas essas mudanças também podem ser uma chance para novos investimentos. O Câmara Debate desta quinta-feira (21/1) vai falar sobre venda e aluguel, dificuldades e oportunidades dentro do mercado imobiliário. Já o Câmara Entrevista, de sexta (22/1), discute os preparativos do Carnaval 2016 em Belo Horizonte. Os organizadores esperam superar o público de 2015, que foi, aproximadamente, um milhão e meio de foliões. As edições inéditas vão ao ar às 18h no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta.
Segundo a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), os preços para venda de imóveis tiveram uma alta menor do que a inflação em 2015. Não só nas vendas, o valor dos aluguéis também está começando a cair. A elevação das taxas de juros para os financiamentos habitacionais é um dos fatores que provocaram esta mudança. Para os especialistas, o mercado imobiliário está se desestruturando neste momento, já que as empresas estão buscando desovar seus estoques e reduzir seus níveis de produção. Diante da expectativa de preços menores em 2016, o ano pode ser bom para compra de imóveis.
Para falar sobre as oportunidades e dificuldades no aluguel e compra de imóveis foram convidados o presidente da Associação dos Mutuários e Moradores de Minas Gerais (AMMMG), Silvio Saldanha, a vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais, (CMI/Secovi), Cássia Ximenes e o presidente do Sindicato dos Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Sindimóveis), Paulo César Dias de Souza. O programa inédito vai ao ar nesta quinta, às 18h, comandado pelo jornalista Kemil Acib. Confira reprises no domingo, na segunda, na quarta e na sexta-feira, às 6h30, e também no sábado e na terça-feira, às 18h.
Câmara Entrevista
O Carnaval de Belo Horizonte já se consolidou como uma das principais festas do país. Apesar da crise, diferente de outras cidades do estado que cancelaram as festas, em BH o evento está confirmado. Os ensaios de escolas de samba e blocos estão a todo vapor na cidade. Seis espaços foram reservados para o aquecimento. O Largo da Saideira, no Bairro União, na Região Nordeste da capital, ficou pequeno. Segundo a Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte (Belotur), a expectativa é que mais de um milhão de pessoas participem da folia e cerca de 200 blocos desfilem durante o evento.
Um dos fatores que podem contribuir para o grande público do Carnaval 2016 em Belo Horizonte é o fato de diversas cidades do estado anunciarem o cancelamento de suas festas ou a realização de eventos mais modestos. Diamantina, por exemplo, tem um dos carnavais mais tradicionais de Minas Gerias, mas neste ano já anunciou uma redução de 50% nos recursos destinados à realização da festa. A folia na capital será entre os dias 5 e 10 de fevereiro. Para falar sobre os preparativos e expectativas para o evento, foram convidados o vereador Adriano Ventura (PT), o fundador do Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos de Venda Nova, Marco Aurélio Gonçalves, e o presidente do Bloco Caricato Estivadores do Havaí, Juólison Mangabeira. Com apresentação de Laize Souza, o Câmara Entrevista vai ao ar nesta sexta, às 18h. Confira reprises no sábado, na terça e na quinta-feira, às 6h30, e domingo, segunda e quarta-feira, às 18h.
Superintendência de Comunicação Institucional