TV CÂMARA

Nesta semana, tecnologia em prol das pessoas e lei da meia entrada

Programas são veiculados no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta

quarta-feira, 2 Dezembro, 2015 - 00:00
Atualmente, o Brasil é o único país do mundo que possui meia-entrada instituída por lei. O Câmara Debate desta quinta-feira (3/12) abordará o assunto com a finalidade de discutir a lei da meia entrada que passou a vigorar no dia 1º de dezembro deste ano, e abordará as mudanças, benefícios e forma de fiscalização. Já o Câmara Entrevista, de sexta (4/12), vai falar sobre como as novas tecnologias têm contribuído para facilitar o dia a dia das pessoas. As edições inéditas vão ao ar às 18h no canal 11 a cabo e 61.4 na frequência digital aberta.
 
O governo federal publicou no dia 6 de outubro, no Diário Oficial da União, decreto com as regras para a emissão de meia-entrada no país, que valem a partir de 1º de dezembro. O benefício prevê a reserva para idosos, estudantes, jovens de baixa renda e deficientes de pelo menos 40% dos ingressos de meia-entrada em espetáculos artísticos, culturais e esportivos. Alguns críticos argumentaram que empresários do setor de entretenimento podem acabar aumentando os preços e o público será o maior prejudicado e, além disso, o comércio de carteiras estudantis falsas pode aumentar ainda mais.
 
Para discutir o assunto, foi convidado o vereador Professor Wendel (PSB); a advogada e vice-presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/MG, Ana Carolina Caram; o presidente do Sinparc (Sindicato dos Produtores de Artes Cênicas), Rômulo Duque; e a presidente da União Estadual dos Estudantes (UEE), Luanna Ramalho. O programa inédito vai ao ar nesta quinta, às 18h, comandado pelo jornalista Kemil Acib. Confira reprises no domingo, na segunda, na quarta e na sexta-feira, às 6h30, e também no sábado e na terça-feira, às 18h.
 
Câmara Entrevista
 
O número de pessoas que usam o smartphone para ter acesso à internet continua em crescimento no Brasil e chegou a 72,4 milhões no segundo trimestre de 2015. A partir do total de usuários de smartphones apurado no segundo trimestre de 2015, a Nielsen IBOPE realizou no mês de julho uma pesquisa para identificar quais os aplicativos campeões de uso entre os brasileiros. Aplicativos de celular aparecem como ferramentas para solicitar serviços, denunciar roubos ou até mesmo fazer alguma reclamação.
 
Especialistas concordam que o hábito de compartilhar situações cotidianas ganhou impulso com a popularização da internet e provocou uma mudança na relação das pessoas com a mídia. Para discutir como ferramentas digitais têm permitido que uma série de problemas sejam amenizados ou resolvidos, foram convidados o vereador Lúcio Bocão (PP); o tenente Mateus Montenor; o diretor da Assepro MG, Leonardo Barros; e o analista de comercialização da Cemig, Willian Evans. Com apresentação de Laize Souza, o Câmara Entrevista estreia nesta sexta, às 18h, e tem reprises no sábado, nas terça e na quinta-feira, às 6h30, e no domingo, na segunda e na quarta-feira, às 18h.
 
Superintendência de Comunicação Institucional