SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão aprova visitas técnicas, uma delas ao Hospital do Barreiro

Vereadores compõem comissão conjunta com servidores e usuários para acompanhar projeto da nova sede do Cersam Venda Nova

terça-feira, 2 Junho, 2015 - 00:00
Veré da Farmácia, Dr. Nilton, Bim da Ambulância e Márcio Almeida aprovaram requerimentos e pareceres a PLs (Foto: Mila Milowski)

Veré da Farmácia, Dr. Nilton, Bim da Ambulância e Márcio Almeida aprovaram requerimentos e pareceres a PLs (Foto: Mila Milowski)

Hospital Metropolitano do Barreiro e outras unidades de saúde e escolas municipais da região receberão visitas técnicas de vereadores da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal, aprovadas na reunião desta terça (2/6). A visita ao Hospital Odilon Behrens teve a data adiada. Conforme deliberado em audiência pública que debateu o atraso na construção da nova sede do Cersam Venda Nova, foi criada uma comissão composta por vereadores, servidores e usuários para acompanhar a questão. Três PLs foram apreciados na reunião.

Dando continuidade às visitas técnicas a equipamentos municipais, no exercício da função fiscalizadora do Poder Legislativo, a Comissão de Saúde e Saneamento aprovou a realização de mais visitas técnicas a unidades de saúde da capital, com objetivo de verificar in loco as condições estruturais e ouvir os funcionários e usuários sobre os serviços prestados. Requerida por Veré da Farmácia, foi aprovada a realização de uma visita ao Hospital Metropolitano Célio de Castro, também chamado Hospital do Barreiro, cuja conclusão e entrega à população já foi adiada diversas vezes.

Também por solicitação de Veré, será visitado o Complexo de Saúde do Barreiro de Cima, no Bairro Flávio Marques Lisboa, onde, de acordo com a prefeitura, até o final de 2014 estariam funcionando um Centro de Reabilitação (CREAB), um Centro de Saúde (CS), um Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e um Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).  O parlamentar requereu ainda visitas aos centros de saúde Mauro de Araújo (Miramar), Bonsucesso, Milionários, Vila Cemig e Urucuia, na mesma regional. As datas das visitas técnicas serão agendadas posteriormente.

Aprovada em reunião anterior, a visita ao Hospital Municipal Odilon Behrens, no Bairro Lagoinha, foi reagendada e ocorrerá no dia 16/6, a partir das 9h.

Alimentação nas escolas

Os vereadores Bim da Ambulância (PTN), presidente da comissão, Márcio Almeida (PRP), Veré da Farmácia e Dr. Nilton (Pros) aprovaram ainda requerimento apresentado por este último, que solicita a realização de visitas técnicas a diversas escolas municipais, também localizadas no Barreiro de Cima. Atendo-se ao escopo da comissão, a visita pretende avaliar as unidades de ensino no tocante à questão alimentar, verificando as condições de preparo e qualidade nutricional dos alimentos oferecidos aos alunos. A relação das escolas e as datas serão apresentados oportunamente.

Cersam Venda Nova

Também encaminhada pelo Dr. Nilton, autor da audiência pública que debateu no último dia 28/5 as condições de funcionamento do Centro de Referência em Saúde Mental (Cersam) de Venda Nova e o andamento da construção da nova sede da unidade, foi criada uma comissão composta pelos quatro vereadores presentes, mais quatro trabalhadores e quatro usuários da unidade, para acompanhar a questão. A comissão aprovou todos os nomes que foram sugeridos na audiência e ainda contou com a adesão de Veré e Bim da Ambulância, que não puderam participar do debate.

Projetos apreciados

Na reunião, foram aprovados os pareceres dos relatores aos três projetos de lei em pauta, sendo dois pela aprovação e um pedido de diligência. Receberam parecer favorável  os PLs 1451/15, de Jorge Santos (PRB), que obriga fabricantes de produtos alimentícios comercializados no município a adotar embalagens com pelo menos uma área transparente, permitindo a visualização do conteúdo pelo consumidor; e 1423/15, do ex-vereador Marcelo Aro, que prevê a realização de testes e exames específicos gratuitos para detecção precoce do autismo nos recém-nascidos de BH.  

Já o PL 1517/15, assinado pelo vereador Pablito (PV), que obriga as concessionárias de transporte coletivo do município a realizar, anualmente, exames psicológicos em seus motoristas, será baixado em diligência à BHTrans e à Setra-BH , com vistas a verificar a pertinência e viabilidade da medida. Segundo o relator Márcio Almeida, ainda que o Código de Trânsito Nacional já preveja o exame quando da renovação da carteira, a cada cinco anos, a proposta considera o estresse a que esses profissionais são submetidos no dia a dia.

Demandas populares

Dois cidadãos tiveram a oportunidade de se manifestar durante a reunião ordinária, solicitando o encaminhamento de questões pelos vereadores. Um deles, membro da Comissão de Saúde do Bairro Céu Azul, solicitou medidas ou normas que incentivem a redução do consumo de sal e açúcar, sugerindo sua disponibilização em sachês menores que os atuais. O outro queixou-se de problemas frequentes com a empresa terceirizada que fornece alimentação para o Cersam-Nordeste, onde nesta manhã teria faltado até mesmo o pão para os pacientes da unidade.

Conhecedor da rede municipal de saúde, onde trabalhou como médico, Dr. Nilton esclareceu que as gerências das unidades contam com um recurso denominado pronto-pagamento, disponível para suprir esse tipo de ausência em situações pontuais ou de emergência. Se o problema continuar a ocorrer, no entanto, o vereador Márcio Almeida se comprometeu a contatar pessoalmente a secretaria responsável , solicitando que esclareça as condições de contratação e prestação do serviço e tome as medidas cabíveis.

Veja o vídeo completo da reunião.

Superintendência de Comunicação Institucional