INCLUSÃO

Desfile e exposição na Câmara no dia da pessoa com deficiência

Evento será nesta quarta-feira (3/12), a partir das 18h, no hall de entrada principal do prédio do Legislativo

segunda-feira, 1 Dezembro, 2014 - 00:00

Dando exemplo de superação e rompendo preconceitos, cadeirantes, cegos, amputados, adultos e crianças com má formação vão participar de desfile e exposição de quadros na Câmara Municipal de Belo Horizonte na próxima quarta-feira (3/12), data em que é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. O evento será a partir das 18h, no hall de entrada principal do prédio do Legislativo, Avenida dos Andradas, 3100, Santa Efigênia. A iniciativa é do vereador Leonardo Mattos (PV).

No desfile "Passarela inclusiva, por Tina Descolada", idealizado pela psicóloga Marta Alencar, da Associação Mineira de Reabilitação, pessoas com diversos tipos de deficiência farão um desfile de moda. Engajada na luta pela inclusão de pessoas com deficiência de 1986, Alencar lançou o livro “Olhares e Possibilidades” e criou o blog “Tina, a descolada”, tendo como personagem uma boneca fabricada pela Mattel, amiga cadeirante da boneca Barbie. Alencar conta que a personagem Valentina é uma jovem que vive de bem com a vida. Gosta de passear e às vezes frequenta lugares inesperados, até por pessoas que não possuem uma mobilidade reduzida. Ela não encontra barreiras internas, porém muitas vezes se depara com obstáculos que somente com a ajuda de uma "mão amiga" é capaz de superar. “No reino do imaginário não existe o impossível, no reino da realidade cada um deve saber do seu possível”, destacou a criadora de Tina Descolada.

A exposição de quadros será realizada pela artista Plástica Kátia Santana que tem os movimentos limitados devido à paralisia cerebral. “A arte é uma forma de expressar a liberdade. A natureza está dentro de mim, cheia de cores. Cada pincelada tem pontinhos de flores, onde a água cai e encontra o verde. Os meus jardins são tão floridos de amor... É a luz de Deus dentro de mim”, afirma Santana. As limitações não a impediram de criar belas pinturas abstratas, nas quais se especializou. Ela também é aluna de dança na Associação Crepúsculo e estuda na Escola Guignard da UEMG. Participou da exposição itinerante "Arte Superando Barreiras" em São Paulo e várias cidades do interior de Minas Gerais. A exposição das telas será no hall de entrada da Câmara Municipal, com a curadoria de Ivana Andrés. Durante o evento, Santana vai pintar um quadro para o público.

Superintendência de Comunicação Institucional