Portal da Câmara de BH inaugura área exclusiva sobre Orçamento
Já está disponível no portal uma seção especial para facilitar o acesso do cidadão às informações

Portal da Câmara inaugura seção especial sobre Orçamento Público. Foto: divulgação CMBH
Já está disponível no portal da Câmara Municipal uma seção especial para facilitar o acesso do cidadão às informações sobre o Orçamento Público de Belo Horizonte. Neste mês de outubro, começa nova etapa de discussões para elaboração do orçamento da cidade para 2015 e para revisão do plano de médio prazo até 2017. A sociedade poderá acompanhar a tramitação das peças orçamentárias e participar do debate, inclusive enviando sugestões de emendas aos projetos. Confira aqui o destaque sobre Orçamento Público.
O que é o Orçamento Público? Qual a relação entre a Lei do Orçamento Anual (LOA 2015) e o Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG 2014-2017)? Dúvidas como essas são bastante comuns entre os cidadãos. Para esclarecer essas questões, o portal da Câmara oferece uma nova seção, onde a população irá encontrar informações sobre o que são essas peças orçamentárias, quais são as etapas de tramitação e os mecanismos de participação popular nesse processo. Também estarão disponíveis os arquivos dos projetos, emendas e pareceres na íntegra para baixar. Na coluna da direita, o usuário terá acesso rápido a esses documentos, assim como ao cronograma completo e agenda diária da tramitação dos projetos, incluindo prazos, reuniões e audiências públicas.
A criação do novo conteúdo é uma iniciativa conjunta da Diretoria do Processo Legislativo (Dirleg) e da Superintendência de Comunicação Institucional (Supcin), realizada com o apoio da Coordenadoria de Informática (Cooinf) da Câmara Municipal. “A nossa intenção é dar significado para todos esses documentos que antes eram apresentados de forma isolada. Tentamos organizar a informação para que as pessoas possam participar de forma mais qualificada do processo de elaboração do orçamento. Para que se apropriem das informações e usem isso para atuar no ciclo político”, explica a Coordenadora do Processo Legislativo, Gisela Torquato.
Para a chefe da Divisão de Apoio à Comunicação Institucional, Izabela Moreira, “essa nova seção é resultado de um esforço conjunto para tornar o conteúdo mais atraente para o cidadão. A nossa expectativa é de que essa iniciativa represente um estímulo para a constante renovação do portal como forma de aproximar a população do conteúdo disponibilizado pelo Legislativo”.
Superintendência de Comunicação Institucional