BH RESOLVE

Cidadão ganha nova central de atendimento da Prefeitura

quarta-feira, 8 Setembro, 2010 - 21:00

Cidadão ganha nova central de atendimento da PrefeituraCom o compromisso de reunir 600 serviços e integrar 23 órgãos da Prefeitura de Belo Horizonte, foi inaugurada, no dia 9 de setembro, a central de atendimento BH Resolve. O espaço de 5 mil metros quadrados, localizado no centro da cidade, promete desburocratizar os serviços públicos e pôr fim às imensas filas, à falta de informação e à demora no atendimento.

O vereador Alexandre Gomes (PSB), presente na inauguração, comemorou a conquista para a população da cidade: “Faltava um espaço de fácil acesso, que oferecesse atendimento rápido e recebesse bem as pessoas. Com isso, o cidadão ganha mais respeito e agilidade na resolução de demandas”. 

A nova central, com entrada pela Avenida Santos Dumont e também pela Rua Caetés, entre a Rio de Janeiro e a Espírito Santo, deve atender até 5 mil pessoas por dia, de segunda a sexta-feira. Cerca de 400 funcionários, em 250 postos, vão trabalhar na prestação de diversos serviços, como cobrança de impostos, licenciamento para edificações, limpeza urbana, reclamações de consumidores e recursos para infrações de trânsito.

Por meio de terminais de autoatendimento, o cidadão pode ainda obter informações detalhadas sobre os cerca de 800 serviços públicos municipais e ter acesso a serviços eletrônicos, como por exemplo, a emissão da segunda via do IPTU. Também foi montado um posto de emissão de carteira de trabalho, além de mecanismos e canais de participação e de consulta à população para a avaliação do nível de satisfação de cada pessoa atendida.

Assista o vídeo da inauguração do BH Resolve

Os investimentos somam cerca de R$20 milhões e foram realizados em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), através do Programa Nacional de Apoio à Modernização Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros (PNAFM). O BH Resolve faz parte do projeto sustentador que inclui o atendimento via telefone no 156, via internet, web chat e no portal de serviços da Prefeitura.

Segundo o prefeito Marcio Lacerda, o novo centro é um avanço para a capital. "Essa é uma obra que atende a um desafio da atual administração, que é melhorar o atendimento ao cidadão de BH, desde as coisas mais simples, como solicitação de podas de árvore, até a abertura de uma empresa. Como gestores públicos, temos que nos colocar no lugar do cidadão comum que busca informação e nem sempre é bem recebido”, comentou.

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.