Em 30/06, fórum reúne 19 chefias de gabinete para a troca de experiências e a discussão de objetivos comuns.

No dia 30 de junho, aconteceu o Fórum de Integração Gerencial, ministrado por Tilzah Oliveira
Duarte, da Divisão de Desenvolvimento Psicofuncional – DIVDEP -, para 19 chefias de gabinete da Câmara Municipal. A abertura do treinamento foi feita por Luzia Ferreira, presidente da Câmara, que falou sobre a necessidade de integração e comunicação entre os gabinetes e setores e sobre a importância dos cursos oferecidos pela Escola do Legislativo para essa integração. Marcos de Alvarenga Mudadu, gerente da Escola do Legislativo - ESCLEG -, também falou a parceria da ESCLEG com a DIVDEP, para a realização desse fórum.
Objetivo do fórumA proposta do fórum foi propiciar um espaço facilitador, com a socialização, articulação e troca de experiências entre os chefes de gabinete dos parlamentares da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
“Eu acho isso fundamental, no sentido de que aproxima as pessoas com objetivos comuns, facilita a troca entre elas, o que pode gerar melhor aproveitamento e desempenho, facilitando, assim, o alcance dos objetivos estratégicos de cada gabinete e da Câmara Municipal como um todo”, constatou Tilzah. Segundo ela, não são prometidos resultados no treinamento. “Os resultados vão depender do investimento pessoal de cada participante”, concluiu.
Conteúdo abordado
O conteúdo foi abordado por meio de dinâmicas de grupo, onde expuseram as experiências vivenciadas no dia a dia na Câmara. Dentre os tópicos abordados, destacaram-se a importância da diversidade dessas experiências, do diálogo entre as chefias, do compromisso de cada uma com seu trabalho e do conhecimento do outro e de si mesmo para o alcance dos objetivos pretendidos.
{mospagebreak}
ParticipantesPara Mauro Matias de Almeida, chefe de gabinete do Vereador Henrique Braga, o treinamento foi, também, muito importante para a Câmara como um todo, a partir do momento em que ele integra as pessoas com objetivos comuns, trazendo, ainda, benefícios quanto à melhoria da qualidade do atendimento à comunidade. “O fórum para chefes de gabinete favorece a realização de um bom trabalho na gestão, assim como a promoção de um bem estar social para aqueles que estão na expectativa lá fora, ou seja, a nossa comunidade. A Câmara é uma Casa financiada com o dinheiro público e esse dinheiro tem que ser devolvido à comunidade de forma satisfatória”, salientou.
Kátia Maria Caldeira Alves, chefe de gabinete do Veredor Gunda, avaliou, por sua vez, que o curso atingiu seu objetivo principal, de integrar os chefes de gabinete. “Essas poucas horas que nós estivemos aqui, para mim, foram de muito crescimento, ampliando o conhecimento, dividindo experiências e estimulando, enfim, a vontade de trocar idéias e buscar soluções em conjunto”, constatou Kátia. Para ela, o conteúdo abordado será aplicável no dia a dia da Câmara Municipal, em todas as áreas, para o desenvolvimento de todas as funções do gabinete. “Surgiram ideias novas, bem como sugestões de colegas que passam pelas mesmas circunstâncias que a gente passa no gabinete, dentro do espírito de crescimento do mandato. Então, foi muito interessante”, relatou.
Baixe o Material para Download.