PLENO E SIL
Mostrando como funcionam os sistemas de cadastro de cidadãos, reserva de plenários e informações legislativas, treinamento de informática foi realizado em 16 de abril.
quinta-feira, 16 Abril, 2009 - 21:00

No dia 16 de abril, de 9:30 às 12:00 horas, os sistemas SAGA, PLENO e SIL foram apresentados, pela Divisão de Informática e pela Diretoria Legislativa, a 58 assessores, no Plenário JK.
SAGA E PLENO
A servidora Paula Bohmerwald, da Divisão de Informática, informou que o SAGA, Sistema de Apoio a Gabinetes, possibilita a realização do cadastro de cidadãos, de solicitações e de usuários, backup e a construção de tabelas básicas. Paula também mostrou o PLENO, Sistema de Reserva de Plenários, que serve para cadastrar reservas pela DIRAFI (SECADM) e pela DIRLEG (DIVAPC) e explicou seu acesso, através do sistema LOGO. Paula informou, por fim, que o PLENO serve para consultar agenda, dados e reservas de plenários e, ainda, para enviar e-mail para os solicitantes.
SIL
O Sistema SIL foi apresentado pelas servidoras Márcia Ventura Machado, da Seção de Registro Normativo, e Márcia Cristina Ferreira do Carmo, da Divisão de Consultoria Legislativa. Elas informaram que o sistema foi desenvolvido para armazenar as informações referentes ao processo legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, dividindo-se em módulos. Os módulos são: Gestão de Usuários, pelo qual se controla os acessos a todos os módulos , de acordo com o usuário; Tramitação, no qual se registra a tramitação de projetos e requerimentos, dentre outras proposições do processo legislativo; Acervo de Normas, no qual se registram as normas municipais, por meio dos respectivos assuntos; e Recuperação de Informação, pelo qual se pesquisa em todos os demais módulos as informações neles registradas. Foram mostrados, ainda, os acessos a cada um desses módulos.
Feedback dos participantes
Segundo Francisco Xavier da Silva, da Seção de Serviços Gerais, principalmente o Sistema PLENO vai ter utilidade em seu dia a dia. A apresentação do SIL acrescentou, para ele, como informação, revelando a possibilidade de consultar proposições e leis que já existem e processos. “No caso do meu setor, o PLENO será muito utilizado para acompanhar reuniões e agendas”, relatou.