Abreviaturas e símbolos

Abreviatura é a representação escrita abreviada de uma palavra ou expressão. Sua utilização, muito comum em textos administrativos, científicos e acadêmicos, favorece a economia textual. Na redação de textos legais, existe prescrição para a utilização de abreviaturas e símbolos (por exemplo, a abreviatura art., para representar artigo, e o símbolo §, para representar parágrafo).

Em geral, a abreviatura termina por consoante seguida de ponto final. O símbolo científico, espécie de abreviatura, não recebe ponto final e não é flexionado no plural (por exemplo, h (hora), min (minuto), km (quilômetro), m (metro), cm (centímetro).

Para utilizar uma abreviatura, devem ser observadas as particularidades do documento redigido. Observe-se, por exemplo, que nos documentos produzidos pela Diretoria do Processo Legislativo - Dirleg - da CMBH os pronomes de tratamento e termos de cortesia são escritos sempre por extenso. Contudo, esses pronomes podem ser abreviados quando utilizados em outros contextos, como a redação de lista de convidados que participarão de um seminário. Usos comuns no texto jornalístico, como o da abreviatura mi para indicar milhão, não são recomendados, por exemplo, na redação de atas.

Algumas das abreviaturas aqui registradas apresentam mais de uma forma correta de grafia de acordo com o disposto no Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa - Volp - produzido pela Academia Brasileira de Letras - ABL. Assim, a fim de manter a coesão na escrita dos documentos na CMBH, recomendamos que as abreviaturas e os símbolos nos textos produzidos na Casa sejam grafados conforme apresentados neste Guia de Redação.