Uso das siglas

Quanto ao uso...

Uma sigla serve para criar uma referência ao nome de uma entidade, empresa ou órgão ao longo de um texto. Ao se retomar o nome por sua sigla, evita-se a repetição desnecessária desse nome, muitas vezes extenso, ao mesmo tempo em que se confere clareza e fluidez ao texto, além de facilitar a recepção de seu conteúdo, considerando-se o fato de que, muitas vezes, a leitora ou o leitor tem mais afinidade com a sigla do que com o nome estendido, como podemos perceber em ocorrências como Copasa e Cemig.

Quanto à grafia...

A sigla deve ser utilizada após a forma expandida do nome de uma entidade,  empresa ou órgão, quando citado pela primeira vez em um texto, passando-se a usar apenas a sigla nas citações posteriores, como no seguinte exemplo:

O Programa de Aceleração da Aprendizagem - Proap - tem o objetivo de contribuir para a promoção da aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Educação. O Proap promoverá a identificação, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos alunos com distúrbios de aprendizagem e déficits visuais e auditivos.

Porém, caso o texto seja longo, a sigla seja pouco conhecida e a clareza fique comprometida, a usuária ou o usuário poderá optar por usar a forma expandida também em ocorrências posteriores; evitando-se, nesse caso, o uso da sigla.

Quanto à pontuação...

As siglas devem ser:

  • precedidas e seguidas de hífen, quando ocorrem no meio de uma frase;

O Programa de Aceleração da Aprendizagem - Proap - tem o objetivo de contribuir para a promoção da aprendizagem dos alunos da Rede Municipal de Educação.

  •  precedidas, mas não seguidas de hífen, quando inseridas imediatamente antes de algum sinal de pontuação;

O programa será desenvolvido em conformidade com os princípios e diretrizes multiprofissionais do Sistema Único de Saúde - SUS, em Municípios de até 50 mil habitantes.

Quanto à forma...

As siglas devem ser:

  •  digitadas com todas as letras maiúsculas quando tiverem até três letras: ONU; ECA; SME; SLU; LOA;
  •  digitadas com maiúscula apenas na inicial quando tiverem mais de três letras e puderem ser lidas como uma palavra: Cemig; Copasa; Sudecap; SindslembhProdabel; Cras; Iphan;
  •  digitadas com todas as letras maiúsculas quando, independentemente do número de letras, não formarem palavras e forem lidas letra a letra: OAB; ITBI; IPTU; ISSQN; IBGE;
  •  digitadas com inicial maiúscula seguida de maiúscula(s) e minúscula(s) nas formas assim consagradas pelo uso: BHTrans; CNPq; SindRede;
  •  seguidas de “s” quando a referência for tomada no plural exceto se a silga terminar em s, quando o plural será determinado pelo contexto: TVs; CDs; UPAs; ADEs; Emeis; o Cras; os Cras, no Crea; nos Creas
  •  precedidas, se necessário, do artigo que acompanha o gênero da primeira palavra de sua forma expandida: o ISSQN; a Cemig; a Dirleg; mas há exceções, como no caso de Procon-BH, em que a primeira palavra da forma expandida (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor) é do gênero feminino, o que não impede que a sigla seja precedida do artigo no gênero masculino: o Procon.
  • separadas por hífen, quando constituídas por dois elementos: Cefet-MG; Condecon-BH; há exceção de formas definidas em lei ou consagradas pelo uso, como DOM/BH e CR/88

 

Para consultar:

Relação dos nomes e siglas dos setores da Câmara e da maioria dos órgãos e setores dos Executivos municipal e estadual (as regras previstas neste guia são aplicadas também à grafia das siglas encontradas nessas fontes, ainda que aí as siglas sejam grafadas em outro padrão):

  1. nomes por extenso dos órgãos e setores desta Câmara;
  2. nomes por extenso e siglas dos órgãos e setores da Prefeitura de Belo Horizonte;
  3. nomes por extenso e siglas dos órgãos e setores do Governo do Estado de Minas Gerais.