Publicações

Estudo Técnico

Prevenção, persecução e punição a crimes de LGBTfobia

Ciências Sociais e Políticas

Estudo Técnico n° 56/2023. Este estudo técnico, solicitado à Divisão de Consultoria Legislativa - Divcol, tem por finalidade apresentar e analisar atos normativos e administrativos que versem sobre a prevenção, a persecução e a punição de
crimes de LGBTfobia, em diferentes entes federativos do Brasil. No dia 13 de junho de 2019, o Supremo Tribunal Federal julgou a Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) nº 26 e o Mandado de Injunção (MI) nº 4.733, reconhecendo que, ao não editar norma de criminalização à LGBTfobia, o Congresso Nacional feria, por omissão, a Constituição Federal.

Palavras-chave: discriminação, homossexual, sexualidade, penalidade

Autoria:
Marina Abreu
Data de Publicação:
25/03/2024
Estudo Técnico

Legislação municipal sobre sacolas e materiais plásticos

Meio Ambiente

Estudo Técnico nº 54/2023. Trata-se de estudo solicitado à Divisão de Consultoria Legislativa sobre a legislação municipal relativa ao uso e à destinação de sacolas plásticas e de outros materiais plásticos, incluindo a pesquisa das proposições já apresentadas na CMBH sobre o tema. 

Palavras-chave: meio ambiente, preservação, resíduo sólido, orçamento, fiscalização

Autoria:
Edra Gonçalves
Data de Publicação:
23/02/2024
Estudo Técnico

A carreira de fiscalização urbanística e ambiental da cidade de Belo Horizonte e de outras capitais do país

Administração Pública

Estudo Técnico nº 57/2023. O presente estudo técnico surgiu de uma audiência pública, realizada no dia 29/11/2023, que debateu a possibilidade de recriação de cargos extintos de fiscal urbanístico e ambiental em Belo Horizonte e possíveis impactos orçamentários. A audiência identificou que o Município de Belo Horizonte possui uma razão inferior entre o número de habitantes por número de fiscais, comparadas a outras capitais do Brasil, por exemplo: Brasília, Curitiba, Florianópolis e São Paulo.

Palavras-chave: fiscalização, servidor, administração direta, administração indireta.

 

 

Autoria:
Diego Fagundes
Data de Publicação:
08/02/2024