Disponível em (https://www.cmbh.mg.gov.br)


Projetos de lei que promovem inclusão e cidadania em pauta nesta terça (7/4)

Assunto: 
ORDEM DO DIA
Foto: Abraão Bruck/ CMBH

Quatro Projetos de Lei (PLs) que tratam de temas relacionados à inclusão e à cidadania estão na pauta da reunião de Plenário desta terça-feira (7/4). Entre eles, podem ter votação definitiva o PL 178/2025 (que autoriza acompanhantes para pessoas com Transtorno do Espectro Autista nas unidades de saúde); o PL 287/2025 (que cria o Programa Municipal de Incentivo à Doação de Cabelos) e o PL 316/2025 (que institui o Programa Municipal de Inclusão Sensorial nas escolas da rede Municipal). Já o PL 521/2025, que estabelece a criação da Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Deficiência, pode ter sua primeira apreciação em Plenário nesta terça. A reunião será realizada no Plenário Amintas de Barros a partir das 14h30 e pode ser acompanhada presencialmente ou pelo portal e pelo canal da CMBH no YouTube.

Dois acompanhantes para pessoas com TEA 

De autoria do vereador Diego Sanches (Solidariedade), o PL 178/2025 retorna ao Plenário em 2º turno após aprovação inicial e análise de emendas. A proposta autoriza a presença de até dois acompanhantes para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em unidades de saúde públicas e privadas da capital, abrangendo desde consultas até internações, inclusive em UTIs e unidades neonatais.

Conforme a justificativa, a  medida busca garantir um atendimento mais humanizado, considerando as especificidades do TEA, como dificuldades de comunicação, interação social e processamento sensorial. “Nesse contexto, a presença de acompanhantes pode contribuir para maior conforto e segurança durante os atendimentos”, afirma o parlamentar.

O projeto recebeu três emendas. A primeira delas, de autoria da Comissão de Legislação e Justiça,  incorpora o conteúdo à legislação municipal já existente. A segunda, de autoria do vereador Irlan Melo (PL), assegura de forma ampla o direito aos dois acompanhantes. Já a terceira, do líder de governo Bruno Miranda (PDT), condiciona esse direito a critérios como avaliação técnica individualizada e capacidade da unidade de saúde, buscando equilibrar a garantia do atendimento com a estrutura disponível. Para ser aprovado e seguir para sanção ou veto do Executivo, o PL precisará de votos favoráveis da maioria dos vereadores (21). 

Incentivo à doação de cabelos

O PL 287/2025, de autoria do vereador Rudson Paixão (Solidariedade), também pode ir à votação final. O projeto propõe a criação do  Programa Municipal de Incentivo à Doação de Cabelos para Pessoas em Tratamento de Câncer e Vítimas de Escalpelamento, visando garantir acesso gratuito a perucas e promovendo campanhas de conscientização.

De acordo com o parlamentar, o impacto emocional da perda de cabelo é grande, especialmente durante tratamentos oncológicos, por isso, são necessárias ações que contribuam para a autoestima e o bem-estar dos pacientes. 

O texto recebeu uma emenda de Bruno Miranda que aprimora a redação e reforça a possibilidade de parcerias com instituições públicas, privadas e organizações da sociedade civil. Para ser aprovado e seguir para sanção ou veto do prefeito, o PL precisa da aprovação de dois terços dos vereadores (28).

Inclusão para alunos com hipersensibilidade 

De autoria de Leonardo Ângelo (Cidadania), o PL 316/2025 tramita em 2º turno e não recebeu emendas. O projeto institui o Programa Municipal de Inclusão Sensorial nas escolas da rede pública, com foco em estudantes com hipersensibilidade sensorial.

Entre as medidas previstas estão a disponibilização de jogos sensoriais, adaptação acústica de salas de aula, formação continuada de professores e incentivo a parcerias com instituições voltadas à neurodiversidade. De acordo com justificativa, a proposta busca criar um ambiente mais acolhedor e adequado às necessidades desses alunos. O PL precisará do voto “sim” da maioria dos presentes para seguir para sanção ou veto do prefeito.

Documento municipal para acesso a direitos

Já o PL 521/2025, de autoria da vereadora Dra Michelly Siqueira (PRD), pode ter sua primeira apreciação em Plenário, precisando da aprovação da maioria dos presentes para seguir tramitação em 2º turno. A proposta cria a Carteira Municipal de Identificação da Pessoa com Deficiência, com o objetivo de facilitar o acesso a serviços e garantir prioridade no atendimento.

O documento terá caráter complementar e não substituirá os documentos oficiais de identificação. Sua função principal é reduzir a burocracia enfrentada pelas pessoas com deficiência, evitando a necessidade de apresentação constante de laudos médicos em diferentes situações do cotidiano.

De acordo com justificativa da parlamentar, a iniciativa busca promover mais agilidade, dignidade e inclusão, contribuindo para a efetivação de direitos já assegurados por legislações federais e fortalecendo as políticas públicas voltadas a esse público.

Superintendência de Comunicação Institucional

Data publicação: 
segunda-feira, 6 Abril, 2026 - 14:15
Suprimir Assunto: 
0
Notícias Relacionadas: 
Proposta de melhoria na inclusão de alunos com TEA nas escolas avança em 1º turno
Núcleo de Cidadania vai emitir carteira de identidade para autistas nesta quarta (1º)
Avançam projetos que reforçam inclusão educacional para alunos PcD
PLs aprovados em 1º turno promovem inclusão de PcD e alunos autistas em BH
Proposta estimula doação de cabelo para confecção de perucas para pacientes com câncer
Tópicos: 
Bruno Miranda
Diego Sanches
Dra. Michelly Siqueira
Irlan Melo
Leonardo Ângelo
Rudson Paixão
reunião plenária
Sugestão de pauta