Disponível em (https://www.cmbh.mg.gov.br)


Poder público municipal deverá adotar Linguagem Simples em suas comunicações

Assunto: 
Plenário
Foto: Denis Dias/CMBH

O Plenário aprovou em definitivo, nesta quinta-feira (11/12), o Projeto de Lei (PL) 871/2024, que cria a Política Municipal de Linguagem Simples a ser adotada pelos órgãos e entidades da administração pública direta e indireta e pela Câmara Municipal de Belo Horizonte. Assinada por Irlan Melo (Republicanos) e mais dez parlamentares, a proposta tem o objetivo de facilitar a compreensão de comunicações feitas pelo poder público e, dessa forma, ampliar a participação cidadã nas questões sobre a cidade. O texto foi aprovado em sua versão original, sem as modificações das emendas. A matéria segue para sanção do Executivo. Na mesma reunião, foi apreciado em 1º turno o PL 603/2025, que reajusta o salário dos servidores municipais, sendo aprovado por 35 votos favoráveis. O projeto retorna às comissões para apreciação de emendas antes de poder ser votado novamente. Confira aqui o resultado completo.

Linguagem inclusiva

O PL 871/2024 define a linguagem simples como “um conjunto de práticas, instrumentos e sinais usados para transmitir informações de maneira simples e objetiva, a fim de facilitar a compreensão de textos”. A adoção desse mecanismo pretende, por meio de uma comunicação mais simples e acessível, reduzir a necessidade de intermediários entre o governo e população, otimizando o atendimento ao cidadão, bem como promover mais  transparência e participação no controle da gestão pública.

Irlan Melo, primeiro signatário da proposta, afirmou que muitas vezes as pessoas não conseguem usufruir de seus direitos por não compreenderem o que está escrito na lei.

“Como professores que somos, precisamos ser entendidos, e como legisladores, mais ainda”, declarou Irlan Melo. 

O vereador mencionou que, no âmbito federal, recentemente foi sancionada uma medida correlata, por meio da Lei 15.263/2025, que institui a adoção da Linguagem Simples nos órgãos da União.

O texto do PL havia recebido seis emendas, que, de maneira geral, alteravam e suprimiam os dispositivos que determinam a obediência ao Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp) e proíbem o uso da linguagem neutra. Como a versão aprovada em Plenário foi a original, as emendas foram prejudicadas e, portanto, não têm efeito.

Além de Irlan Melo, assinam o projeto os vereadores Cláudio do Mundo Novo (PL), Fernanda Pereira Altoé (Novo), Loíde Gonçalves (MDB), Professor Juliano Lopes (Pode) e Wanderley Porto (PRD), além dos ex-vereadores Ciro Pereira, Fernando Luiz, Gilson Guimarães, Henrique Braga e Jorge Santos.

Recomposição de salários

Enviado pelo Executivo, o PL 603/2025 trata do reajuste dos vencimentos de servidores e empregados públicos ativos, aposentados e pensionistas em 2,4%, a partir de janeiro de 2026. Segundo a justificativa da proposta, a medida garante a recomposição salarial diante da inflação acumulada. O líder de governo, Bruno Miranda (PDT), explicou que a proposição faz parte de uma segunda etapa de um acordo que foi feito com os servidores da Prefeitura. O vereador acrescentou que foi necessária a apresentação de uma emenda para corrigir uma situação em relação aos bibliotecários, e pediu que seja feito um esforço para que o projeto seja finalizado em 2º turno ainda neste ano. Dr. Bruno Pedralva (PT) fez coro à fala e mencionou que conversou com colegas para que seja acelerada também a tramitação do PL 630/2025, que garante reajuste dos salários de Agente Comunitário de Saúde e de Agente de Combate a Endemias.

O projeto recebeu, ainda, uma emenda apresentada por Irlan Melo que inclui a possibilidade de que técnicos de serviços de saúde do Hospital Odilon Behrens, hoje com jornada de 40 horas semanais, optem por reduzir a carga horária para 30 horas. A mudança é voluntária, definitiva e implica redução proporcional do salário e das demais parcelas remuneratórias. Caso façam a opção, os servidores passariam para a tabela correspondente à nova jornada, sem perder o tempo já contado para progressão na carreira.

Superintendência de Comunicação Institucional

108ª Reunião Ordinária – Plenário

Data publicação: 
quinta-feira, 11 Dezembro, 2025 - 16:30
Vídeo Relacionado: 
Suprimir Assunto: 
0
Notícias Relacionadas: 
Entidades serão ouvidas sobre Linguagem Simples em informes públicos
PL da linguagem simples está pronto para avaliação definitiva em Plenário
Linguagem simples no poder público deve ser votada em definitivo na quinta (11)
Reajuste de servidores do Executivo em 2026 inicia tramitação no Legislativo
Tópicos: 
Bruno Miranda
Cláudio do Mundo Novo
Dr. Bruno Pedralva
Fernanda Pereira Altoé
Irlan Melo
reunião plenária
Professor Juliano Lopes
Wanderley Porto
Sugestão de pauta
Loíde Gonçalves