AUDIÊNCIA PÚBLICA

Obras viárias nos Bairros Ouro Preto e Paquetá serão discutidas

Moradores pedem abertura de ruas. Intervenções seriam contrapartida de construtoras

terça-feira, 27 Outubro, 2015 - 00:00

A necessidade de melhorar o trânsito nos Bairros Paquetá e Ouro Preto, na Regional Pampulha, motivou a realização de audiência pública pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana nesta quinta-feira (29/10), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. O debate vai acontecer em função de requerimento apresentado pelo vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV) e deve reunir representantes da prefeitura, BHTrans, Secretaria de Meio Ambiente, Sudecap e associações comunitárias. A execução de obras que possibilitem a abertura de ruas na região é uma solicitação recorrente dos moradores ao poder público.

No mês de setembro, durante audiência pública em que foram discutidas intervenções viárias no Bairro Castelo, Abílio Rodrigues Filho, membro da Associação Comunitária do Bairro Ouro Preto (ASCOBOP), solicitou a abertura de vias nas Ruas Cândido Naves Tambasa, Brasiléia e Expedicionário Benvindo Belém de Lima.

No Bairro Ouro Preto, a Rua Cândido Naves Tambasa possui dois pontos em que não há ligação com a Avenida Fleming, prejudicando a fluidez do trânsito. Entre a Rua Belterra e a referida avenida existe um lote que precisa ser aberto e transformado em via pública, de forma a permitir o livre acesso de pedestres e motoristas. Nesta mesma via, uma construtora prometeu realizar a ligação entre as Ruas Apucarana e Zilah Correia de Araújo quando construir torres residenciais no terreno que pertencia ao Clube de Lazer do América. A intervenção seria uma contrapartida em decorrência do direito de construir empreendimentos particulares na área.

Outro local onde a comunidade demanda melhorias viárias é na Rua Expedicionário Benvindo Belém de Lima, que não faz a ligação do Bairro Ouro Preto com a Avenida Carlos Luz em função de um único lote de propriedade particular. O vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares irá questionar a BHTrans e a Sudecap se já existe algum projeto prevendo a abertura desta via pública.

No Bairro Paquetá, os moradores demandam a ligação da Rua Brasiléia com a Avenida Fleming, separadas por um terreno. A obra seria a contrapartida de uma construtora que teve assegurado pela prefeitura o direito de construir empreendimentos privados na região, mas é preciso analisar os impactos ambientais, devido à presença de uma nascente no lote.

Estão convidados para a audiência o secretário municipal de governo, Vitor Valverde; o secretário municipal de administração regional Pampulha, José Geraldo de Oliveira Prado; o vice-prefeito e secretário municipal de Meio Ambiente, Délio Malheiros; o diretor-presidente da BHTrans, Ramon Victor César; o presidente da Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Humberto Pereira de Abreu Júnior; além de representantes da Associação Comunitária do Bairro Ouro Preto (ASCOBOP), da Associação Comunitária do Bairro Bandeirantes e da Associação Comunitária do Bairro Castelo.

Superintendência de Comunicação Institucional