POLÍTICA URBANA

Comunidade reivindica e construtora promete ponte no Bairro Castelo

Obra é contrapartida da MRV pela construção de prédios residenciais na Avenida Tancredo Neves

quinta-feira, 10 Setembro, 2015 - 00:00
Audiência pública - Foto: Fernando Barcellos

Audiência pública - Foto: Fernando Barcellos

A entrega de projetos de engenharia e a execução de obras viárias pela Construtora MRV como contrapartidas pela autorização de construção de prédios residenciais na Avenida Tancredo Neves, na esquina com a Avenida Miguel Perrela, no Bairro Castelo, foram objeto de audiência pública da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana nesta quinta-feira (10/9). Os moradores da região cobraram agilidade na entrega das contrapartidas, especialmente a que diz respeito à construção de uma ponte sobre a Avenida Tancredo Neves, que facilitará o acesso à Umei inaugurada este ano na região. A expectativa é que a obra seja entregue em até 250 dias à comunidade.

“Temos necessidade desta ponte, não é pra amanhã não, é pra ontem”. Assim, o diretor da Associação Comunitária do Bairro Ouro Preto (Ascobop), Antônio Mauricio de Andrade, definiu a urgência com que a comunidade espera a execução da contrapartida da MRV em função do direito de construir apartamentos residenciais na região. O morador explica que a ponte irá facilitar o tráfego de veículos, que, atualmente, fica muito lento durante os horários de pico. Além disso, a inauguração da estrutura sobre a Avenida Tancredo Neves irá descomplicar o acesso até a Umei recém-construída no Bairro. “Atualmente, os pais têm que dar volta para levar seus filhos à Umei e, com a ponte, o caminho seria mais curto”, explicou o líder comunitário.

De acordo com Marco Antonio Silveira, superintendente de planejamento e pesquisa da BHTrans, a nova ponte virá acompanhada de outras melhorias viárias também sob responsabilidade da MRV, como a melhoria da sinalização de trânsito. Além disso, a construtora também tem a obrigação de entregar à população, como mais uma contrapartida pelos prédios residenciais erguidos no Bairro Castelo, o projeto de outra ponte sobre a Avenida Tancredo Neves. Essa, no entanto, não deverá ser construída pela MRV, mas, sim, pelo Município.

Os projetos das duas pontes ainda dependem de aprovação pela Sudecap e a previsão é que a MRV dê início ao processo de construção da estrutura sob sua responsabilidade no prazo de 30 dias. O vereador Sergio Fernando Pinho Tavares (PV), que presidiu a audiência pública, informou que irá apresentar um requerimento de informação à Sudecap para saber qual o prazo para a aprovação dos projetos. Também serão solicitadas as cópias dos mesmos.

Outras demandas viárias

Abílio Rodrigues Filho, membro da Ascobop, apresentou durante a audiência a necessidade de outras intervenções viárias na região do Bairro Ouro Preto. Ele solicitou a abertura de vias nas Ruas Cândido Naves, Brasiléia e Expedicionário Benvindo Belém de Lima. Segundo ele, as obras seriam essenciais para melhorar a fluidez do trânsito. O vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares informou que irá requerer uma nova audiência pública para que essas demandas sejam discutidas.

Veja o vídeo da reunião na íntegra.

Superintendência de Comunicação Institucional