AUDIÊNCIA PÚBLICA

Situação das nomeações do concurso público municipal da saúde em debate

Vereadores querem saber cronograma de nomeações dos sete cargos previstos no concurso e contratações atendem demanda do SUS

quarta-feira, 24 Abril, 2024 - 16:00
Foto Karoline Barreto/CMBH

 A situação atual das nomeações do concurso público da área da saúde realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte (Edital 1/2020) será debatida pela Comissão de Saúde e Saneamento em audiência pública na quinta-feira (25/4), às 13h30, no Plenário Camil Caram. A seleção de médicos, enfermeiros, dentistas, fiscal sanitário municipal, fiscal sanitário municipal de nível superior, técnico de serviços de saúde e técnico superior de saúde foi homologada em abril de 2022, com validade inicial de dois anos, prorrogada até 2026. De acordo com o vereador Dr. Bruno Pedralva (PT), que solicitou a reunião, apesar de já terem ocorrido várias nomeações, alguns cargos ainda aguardam provimento. O parlamentar quer saber se as convocações feitas são o suficiente para atender as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) e verificar se há novas nomeações previstas. A audiência será transmitida ao vivo pelo canal da CMBH no YouTube e os interessados podem encaminhar dúvidas, comentários e sugestões por meio de formulário.

“A nomeação de profissionais aprovados no concurso público, além de ser uma exigência da lei, é necessária para qualificar o sistema de saúde de Belo Horizonte. Essa audiência vai reivindicar junto à Prefeitura um cronograma de nomeações para que o maior número possível de profissionais de saúde aprovados no último concurso público, como enfermeiros e médicos, possam ser nomeados”, disse. 

Foram convidados para a reunião o prefeito de Belo Horizonte Fuad Noman (PSD), os secretários municipais de Saúde, Danilo Borges Matias, de Planejamento, Orçamento e Gestão, André Abreu Reis, de Governo, Anselmo José Gomes Domingos, e a subsecretária de Gestão de Pessoas da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Hélen dos Santos Delfim. Também estão previstas as presenças do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Antônio Pádua Aguiar, dos presidentes dos Conselhos Distritais de Saúde Nordeste, Barreiro, Centro-Sul, Leste, Noroeste, Norte, Pampulha, Venda Nova e Oeste, do coordenador Administrativo do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel), Israel Arimar de Moura, do representante do Sindicato dos Médicos de Minas Gerais (Sinmed-MG), Cristiano Maciel, e de representantes da Comissão de Fiscais Sanitários. 

Superintendência de Comunicação Institucional