Notícias da Câmara - 22/08/06

Personalidades e entidades agraciadas hoje com o Grande Colar do Mérito Legislativo Municipal de BHTrês entidades e 44 personalidades serão agraciadas, hoje, com o Grande Colar no ano de 2006. As três entidades: Restaurante do Bolão, Juizado Especial Cíve

segunda-feira, 21 Agosto, 2006 - 21:00
Os agraciados: a ministra do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia Antunes Rocha; o desembargador Hugo Bengtsson Júnior, presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais; o coronel Hélio dos Santos Júnior, comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais; o coronel José Honorato Ameno, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais; o delegado-geral Otto Teixeira Filho, chefe da Polícia Civil de Minas Gerais; o secretário municipal de Governo, Paulo Moura; os líderes comunitários Adão Gomes Filho, Waldemar Pedro Filho e Ágda Maria de Jesus Francisco; o reitor da PUC-MG, Eustáquio Afonso Araújo.

E mais: o deputado federal Herculano Anghinetti, ex-secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais; o defensor público Geraldo Barrote; o empresário Itamar Bento de Oliveira; o coronel Newmar Soares Silva, comandante operacional do Corpo de Bombeiros Militar de MG; o delegado-geral de Polícia Civil, Antônio João dos Reis; o pastor Ely José do Nascimento; os médicos Márcio Arruda, Júlio Dias Valadares e  Celso Bernardes Camin; Tânia Mara Lopes Cançado, coordenadora do Projeto Cariúnas; o tenente-coronel Nilo Sérgio da Silva, comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar de MG; o presidente da Faculdade de Sabará, Mário de Lima Guerra.
E ainda: os jornalistas Acir Antão, Walter Lúcio Alves de Freitas e Márcio Fagundes Oliveira; Sula Kyriacos Mavrudis, diretora de Política Cultural para o Circo no Sated/MG (Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Minas Gerais); João Pereira da Silva, vice-presidente da Federação das Associações Portuguesas e Luso-Brasileiras de Minas Gerais; José Farah Júnior, delegado-geral de Polícia, chefe do Departamento de Registro e Controle Policial da Polícia Civil de Minas Gerais; o deputado estadual Fahim Miguel Sawan; Manoel Fonseca dos Reis, presidente do Centro de Tradições do Rosário no Estado-Maior de Minas Gerais; o pastor evangélico Wellington Gonçalves; o sacerdote católico Geraldo Magela da Silva.

E finalmente: o economista Aluísio Marques; Maria Madalena Araújo – Dona Madalena, e Joana Araújo Silva – Dona Joana (voluntariado); o delegado de Polícia Federal, João Batista Cunha; o vereador de Salvador (BA), Emmerson José; Henrique Moraes Salvador Silva, vice-presidente da Associação Nacional dos Hospitais Privados e Diretor Clínico e Técnico do Hospital Mater Dei; o delegado de Polícia Civil e ex-diretor-geral do Dnit, Alexandre Silveira de Oliveira.

Fechando, o juiz de Direito da Justiça Militar de Minas Gerais, Paulo Tadeu Rodrigues Rosa; o capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, Rubem da Cruz; José Alves Paixão, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Belo Horizonte e Região Metropolitana; Márcio Mendes Ferreira, vice-presidente executivo de RH e Relações Institucionais da Arcelor Brasil; e José Arcebispo da Silva Filho, superintendente-geral da Polícia Civil de Minas Gerais. Serão homenageados ainda, o Restaurante Bolão e a ASA- Associação Social Arquidiocesana.
Informações na Coordenadoria de Comunicação Institucional (3555-1105/1216)

Festival da Real Expressão dará oportunidades a alunos da rede municipal

Alunos das escolas municipais do ensino fundamental e médio deverão ganhar oportunidades para manifestar suas habilidades artísticas. É o que prevê projeto 351/05, do vereador Reinaldo Lima (PV), concluso para ser votado em primeiro turno.

A matéria cria o Festival da Real Expressão Infanto-Juvenil - Projeto Cultural Rei. As escolas ficam obrigadas a oferecer aos seus alunos, atividades em diversas modalidades, dentro da literatura (conto ou poesia); dança, música (composição, interpretação ou instrumental); teatro e artes plásticas (artesanato, pintura ou escultura).  Segundo o parlamentar, outra modalidade poderá ser sugerida por qualquer cidadão interessado, proposta que será avaliada a critério da Secretaria Municipal de Educação.

Talentos

“O projeto quer descobrir talentos na área cultural, em crianças e adolescentes da cidade, uma vez que, por falta de oportunidades, elas deixam de expor e desenvolver seus diversos potenciais, que normalmente são descobertos casualmente”, disse o parlamentar.

A primeira fase do festival (primeiro semestre letivo) será de avaliação pelo quadro de professores, a critério da diretoria de cada escola, sendo selecionados os destaques, no máximo de dois em cada modalidade. As regionais poderão estabelecer premiações aos escolhidos, com apoio da comunidade.

Premiação

No segundo semestre, orientados, preferencialmente, por profissionais de cada modalidade artística, em cada regional, os destaques serão preparados para a apresentação de seus trabalhos, sendo premiados nos termos de quadro a ser elaborado no início de cada ano letivo pela Secretaria Municipal de Educação.

Informações no gabinete do vereador Reinaldo Lima (3555-1168/1169)