MENOR APRENDIZ

Projeto prepara jovens para o mercado de trabalho

30/07/2008
Projeto prepara jovens para o mercado de trabalho Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, jovens aproveitam as férias em busca do primeiro emprego. Cerca de cem adolescentes entre 14 e 16 anos participaram do Projeto Menor Aprendiz, Câmara Municipal, no dia 23 de julho, por iniciativa do vereador Reinaldo Lima (PV). O evento foi realizado no Plenário JK e tem como objetivo orientar os jovens sobre o mercado de trabalho e selecionar e encaminhar às empresas do município.

Esse é o terceiro ano consecutivo que ocorre o evento. O vereador Reinaldo Lima fez uma palestra sobre a importância do primeiro emprego e as dificuldades que os jovens encontram para conseguir um trabalho. A empresa Ação Assessoria esteve presente com a equipe de Recursos Humanos, demonstrando como o candidato pode aumentar suas chances nesse mercado competitivo.

Os selecionados receberão uma bolsa-salário, vale-transporte e alimentação, além de um curso de auxiliar administrativo. A proposta é fazer com que esses adolescentes alternem o curso e pratiquem na empresa para onde forem encaminhados. Os participantes vêm de várias escolas de Belo Horizonte. O projeto exige que o jovem esteja matriculado e cursando acima da 8ª série.

Informações no gabinete do vereador Reinaldo Lima (3555-1168/1169).

Jovens recebem orientações para o primeiro emprego

11/07/2007
Vereador Reinaldo Lima incentiva capacitação de jovens para o mercado de trabalho O Plenário JK da Câmara Municipal de Belo Horizonte recebeu, na última quarta-feira (11), 120 jovens e adolescentes que participaram de processo de seleção, visando a escolha de 16 candidatos a serem encaminhados para o primeiro emprego.

Eles também assistiram a palestra sobre o Programa Menor Aprendiz, desenvolvido pelo governo Federal. A iniciativa do vereador Reinaldo Lima (PV), em parceria com uma empresa privada, permitiu que os jovens recebessem esclarecimentos a respeito de orientações em busca do primeiro emprego.

A psicóloga Leilane Maria Barbosa Leão abordou temas que propiciaram aos presentes, “a orientação vocacional visando aos cursos profissionalizantes, e a intermediação para o mercado de trabalho”, disse.

De acordo com Leiliane Leão, o Projeto visa auxiliar o desenvolvimento profissional e pessoal do aprendiz, nas várias vertentes que possam envolvê-lo diretamente no trabalho.

O processo seletivo foi adotado dentro dos seguintes requisitos básicos: autorização do responsável, idade entre 14 e 17 anos, esteja efetivamente matriculado e freqüente à escola, cursando no mínimo a 6ª série. Os 16 jovens selecionados serão conhecidos na próxima semana, e encaminhados para o primeiro emprego.

Preocupação

O vereador Reinaldo Lima (PV) promoveu o encontro pelo terceiro ano consecutivo. Ele disse que sempre se preocupou com o jovem, principalmente o mais carente, que não consegue uma oportunidade de emprego, muitas vezes em razão da falta de orientação e formação adequada.

Segundo o parlamentar, no Brasil há bastante dificuldade de se iniciar no mercado de trabalho. “Muitos jovens podem ser qualificados, mas não têm currículo para apresentar”. O parlamentar ressaltou a importância do Programa e desejou boa sorte a todos os presentes.

Informações no gabinete do vereador Reinaldo Lima (3555-1168/1169)

Divulgar conteúdo