BHTRANS

Audiência discute relacionamento entre vereadores e empresa

Audiência discute relacionamento entre vereadores e empresa A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário reuniu-se no dia 27 de abril, no Plenário JK, e realizou audiência pública para discutir as atitudes da BHTrans de não responder às solicitações encaminhadas pelos vereadores.

segunda-feira, 26 Abril, 2010 - 21:00

Audiência discute relacionamento entre vereadores e empresa A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário reuniu-se no dia 27 de abril, no Plenário JK, e realizou audiência pública para discutir as atitudes da BHTrans de não responder às solicitações encaminhadas pelos vereadores.

De acordo com o parlamentar Paulo Sérgio ‘Paulinho Motorista’ (PSL), muitas solicitações não foram respondidas pela empresa de transportes da capital e, pela falta de respostas e de ações, a comunidade cobra a falta de iniciativa aos vereadores. “Há muita falta de respeito da BHTrans para com a Câmara”, reclamou Paulinho Motorista. “Se não atende ao povo e aos parlamentares, a quem a empresa atende?”, indagou o vereador.

‘Paulinho Motorista´ ressaltou, ainda, que a BHTrans não atua dentro de vilas e favelas, o que foi confirmado pelas manifestações de representantes da comunidade do aglomerado da Serra e de estudantes da escola municipal José Mendes Júnior, que compareceram à reunião e levaram a faixa com os seguintes dizeres: “BHTrans, queremos respeito com a comunidade. Redutores de velocidade na avenida Cardoso e na porta das escolas do aglomerado da Serra já!”. Segundo o vereador, há muitos acidentes no local e as crianças correm grande risco de serem atropeladas; ele já fez solicitação à empresa para que seja instalado um quebra-molas no local, mas ainda não foi atendido.

Os parlamentares João Oscar (PRP), corregedor da Casa, e Reinaldo ‘Preto Sacolão’ (PMDB) confirmaram que há demora nas respostas por parte da BHTrans. “Quando elas chegam, na maioria das vezes são insatisfatórias”, declarou João Oscar. “Tenho pedidos desde janeiro do ano passado que ainda não foram respondidos. E são coisas básicas, simples”, afirmou ´Preto Sacolão´.

O vereador Cabo Júlio (PMDB) também se mostrou bastante insatisfeito com a situação. “A relação da BHTrans com os vereadores não é boa, é desrespeitosa”, criticou. “A maior indignação não é a falta de atendimento de nossos pedidos, mas o fato de nem recebermos resposta”, explicou o parlamentar.

Por outro lado, o líder de governo na Casa, vereador Paulo Lamac (PT), afirmou que já havia participado de uma reunião com os administradores da BHTrans e garantiu que a empresa está empenhada em melhorar a situação. “Há um acúmulo de solicitações que vêm desde a legislatura passada”, justificou. “Não podemos culpar uma gestão que pegou todas as mazelas de uma administração anterior”, afirmou Paulo Lamac.

O presidente da BHTrans, Ramon Victor César, explicou que, ao longo dos 15 meses em que está à frente da empresa, estabeleceu três pontos que vêm sendo focados: o trabalho em conjunto com o Executivo na elaboração de projetos para melhorar o trânsito na cidade, a longo prazo, priorizando o transporte público; a redefinição do planejamento estratégico da empresa; e a reorganização de procedimentos de atendimento, principalmente os oriundos da Câmara Municipal.

Segundo o presidente da empresa, há muita burocracia, muitos processos pelos quais uma solicitação passa até ser efetuada. “Estamos tentando, justamente, desburocratizar isso [os processos]”, afirmou Ramon Victor César. Numa forma de aperfeiçoar esse sistema, a empresa contratou um assessor que fica por conta de atender às solicitações dos vereadores. Ele ainda citou que há vários canais abertos de comunicação com a BHTrans, como o telefone 156, o site e as cartas. Entretanto, ele reconheceu que há dificuldades de atendimento, mas que a empresa está empenhada em solucioná-las. Como exemplo, ele mostrou aos parlamentares que há um balanço especificando todos os pedidos e as situações de cada um – se foram ou não respondidos, se a solicitação foi efetuada etc. Ele considerou, ainda, que a BHTrans mantém um bom relacionamento com a Câmara.

Projeto de Lei

Durante a reunião, os membros da Comissão aprovaram o parecer favorável ao PL 498/09, de autoria do vereador Ronaldo Gontijo (PPS), que dispõe sobre a criação de um centro comercial em vias públicas da região do Barreiro. O relator do projeto foi o vereador Antônio Torres ‘Gunda’ (PSL).

Também estiveram presentes na reunião os parlamentares Gunda e Wagner Messias ‘Preto’ (DEM), presidente da Comissão, além do diretor interino de atendimento e informação da BHTrans, Geraldo Abranches Mota Batista.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445).