SAVASSI

Alteração urbanística na Antônio de Albuquerque é tema de audiência

segunda-feira, 16 Agosto, 2010 - 21:00

Alteração urbanística na Antônio de Albuquerque é tema de audiência Revitalizar e valorizar a rua Antônio de Albuquerque, tornando-a atrativa para os transeuntes, moradores e turistas, é o objetivo de planejamento elaborado por moradores do bairro Savassi em Belo Horizonte. O projeto, que já tem apoio de vários empresários e parlamentares, foi discutido em audiência pública da Comissão de Administração Pública da Câmara Municipal de Belo Horizonte, solicitada pelo vereador Fred Costa (PHS).
A viabilização do projeto depende do apoio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), com a definição dos parâmetros urbanísticos necessários e estimativa orçamentária, e da disponibilidade de recursos, que devem ser conseguidos por meio de emendas parlamentares na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, como sugerido pelo deputado estadual Ruy Muniz (DEM), e com apoio da iniciativa privada. O vereador Fred Costa propôs a criação de uma frente parlamentar de apoio ao projeto.
O planejamento, que prevê a instalação de elementos de design contemporâneo como totens, obeliscos, pórticos e novas luminárias em quatro quarteirões da rua Antônio de Albuquerque — entre a Praça da Savassi e a rua da Bahia —, foi idealizado pelo dentista Nélson Galizzi, morador da Savassi, que conseguiu espalhar a ideia para outros moradores da região.

“Esta ideia nasceu faz cinco anos, após a constatação de que as pessoas têm pouco tempo umas para outras e a cidade é um reflexo dessas relações”, explica Galizzi, que acredita que a beleza e a contemplação nas cidades são importantes para a melhora da qualidade de vida urbana.

Assista vídeo sobre revitalização da Savassi.

O vereador Fred Costa ficou surpreso com o fato do projeto já estar tão bem acabado e elaborado. O deputado Ruy Muniz acompanhou o comentário de Fred: “É muito bom ver essa mobilização da sociedade civil, que é capaz de trazer para o poder público sugestões tão boas e bem planejadas”.

Liana Valle, representando o secretário de Administração Regional Municipal Centro-Sul, informou que o mais interessante desse projeto é o fato da iniciativa ter partido dos próprios moradores. “Já temos boas leis e projetos; o que falta é a população se apropriar das coisas públicas”, afirmou. Liana informou que a Regional Centro-Sul quer contribuir com o projeto para que ele “se torne exequível e gere frutos”.

Daniel Medeiros de Freitas, gerente de Projetos Urbanos Especiais, representando o secretário Murilo Valadares, apontou que a Prefeitura tem interesse em executar a proposta, que vai ao encontro de outros projetos de revitalização da Savassi que já estão sendo executados pela PBH. Freitas explicou que o passo agora é construir o projeto executivo, que contém todas as informações técnicas e urbanísticas do projeto, adequando-o à legislação.

Como o processo de elaboração do projeto executivo pode durar vários meses, o desafio dos moradores e idealizadores do projeto agora é conseguir trabalhar em conjunto com a Prefeitura para acelerar a tramitação burocrática.

Responsável pela Informação: Superintendência de Comunicação Institucional.