CIDADANIA

Novo aplicativo facilita acompanhamento dos trabalhos da Câmara

Serviço gratuito aprimora relacionamento com cidadãos

segunda-feira, 4 Janeiro, 2016 - 00:00

Acompanhar em tempo real, de onde estiver, às reuniões e solenidades promovidas por seus representantes no Legislativo Municipal ficou ainda mais fácil para o cidadão belo-horizontino. Disponibilizado gratuitamente, o aplicativo “CMBH” permite ainda a qualquer usuário de tablet ou smartphone consultar a agenda dos plenários e assistir a todos os eventos na hora que quiser por meio de imagens de arquivo, além de acessar notícias, reportagens, entrevistas e debates produzidos pela comunicação institucional e pela TV Câmara. Baixe já e fique por dentro de tudo que acontece na Casa do Povo.

Nos dias de hoje, com a disseminação e popularização dos smartphones, ou telefones inteligentes, sua utilização para acesso a conteúdos e serviços diversos vem se tornando cada vez mais comum. Somente no segundo trimestre de 2015, mais de quatro milhões de pessoas passaram a acessar a internet por meio desses aparelhos, totalizando cerca de 72,4 milhões de usuários em todo o Brasil.

Fácil de ser instalado e sem nenhum custo para o usuário, a utilização do aplicativo da Câmara também não exige qualquer tipo de assinatura, cadastramento ou autorização para o uso, bastando apenas um clique para executar o download. O procedimento é simples: em aparelhos que utilizam os sistemas IOS e Android basta acessar, respectivamente, a opção App Store ou Play Store e pesquisar por CMBH. Depois de instalado, para abrir o aplicativo, basta clicar em seu ícone, ilustrado com o brasão municipal.

Eventos e notícias

Uma vez aberto, o aplicativo exibirá o menu com os serviços disponíveis. Para acompanhar as reuniões do Plenário ou das comissões da Casa em tempo real, o cidadão deverá selecionar a opção “Reuniões ao Vivo”, por meio da qual obterá uma lista de todos os plenários da Casa. Aquele onde estiver ocorrendo reunião naquele momento aparecerá em vermelho, bastando um clique sobre o nome em destaque para assistir ao vivo os debates, votações de projetos, audiências públicas e até mesmo solenidades que homenageiam pessoas e instituições.

Para se programar, basta selecionar a opção “Agenda”, na qual estarão relacionadas todas as reuniões a serem realizadas com os respectivos dias, horários e locais. Para quem não puder acompanhar ao vivo ou preferir assistir aos trabalhos em outra hora do dia ou da noite, todos os eventos realizados ficam arquivados no aplicativo e podem ser acessados pelas opções “Reuniões” e “Solenes”, pela data ou pelo nome. Para se informar e ficar por dentro de tudo o que acontece no Legislativo Municipal, pela cobertura dos jornalistas da Casa, e assistir às reportagens, entrevistas e debates sobre temas de interesse da cidade, o aplicativo oferece as opções “Notícias” e “Programas da TV Câmara”.

Clique aqui para assistir a um tutorial sobre o modo de baixar o aplicativo e aqui para entender melhor como funciona a ferramenta.
 
Superintendência de Comunicação Institucional