AUDIÊNCIA PÚBLICA

Novo mapeamento urbano prevê revisão nos valores do IPTU

Vereadores discutirão o tema junto ao Executivo buscando esclarecer os reflexos da mudança para moradores da capital

sexta-feira, 6 Novembro, 2015 - 00:00
Novo mapeamento urbano prevê revisão nos valores do IPTU. Foto: Portal PBH

Novo mapeamento urbano prevê revisão nos valores do IPTU. Foto: Portal PBH

Já anunciado pela prefeitura, novo mapeamento aéreo será realizado em Belo Horizonte. A medição servirá como base de cálculo para revisão nos valores do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de todos os munícipes. Para discutir os impactos dessa medida, a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas receberá representantes da prefeitura e da sociedade civil em audiência pública na próxima segunda-feira (9/11), a partir das 13h, no Plenário Helvécio Arantes.

Autor do requerimento para a audiência, o vereador Adriano Ventura (PT) explica que a intenção é buscar informações sobre a evolução do novo mapeamento, lembrando que a prefeitura já contratou a Esteio Engenharia e Aerolevantamentos para realizar o serviço. Ainda, o parlamentar quer avaliar os reflexos dessa mudança no aumento do IPTU e seu impacto no setor imobiliário, além da previsão de arrecadação municipal com a elaboração do novo mapa. “O momento que passamos exige que o poder público repense sobre a forma de tributação, que já é muito pesada para o cidadão. As tecnologias e novas formas de mapear a cidade devem ser utilizadas para resolver problemas urgentes, que possibilitem melhorias na cidade. A população não está conseguindo mais arcar com tantos impostos sem ver o retorno”, alerta Ventura.

Foram convidados para a audiência representantes da Secretaria Municipal de Governo, da Secretaria Municipal de Finanças, do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon - MG) e da Comissão de Direito Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB - MG).

Superintendência de Comunicação Institucional