AUDIÊNCIA PÚBLICAs

Custeio do Hospital do Barreiro será discutido com o Estado e a União

Custeado pelos governos municipal, estadual e federal, equipamento atenderá 100% pelo SUS

sexta-feira, 27 Novembro, 2015 - 00:00
População da capital aguarda entrega do Hospital, que terá capacidade para realizar 700 cirurgias por mês. (Divulgação CMBH)

População da capital aguarda entrega do Hospital, que terá capacidade para realizar 700 cirurgias por mês. (Divulgação CMBH)

A forma de custeio do Hospital Metropolitano Dr. Célio de Castro, mais conhecido como Hospital do Barreiro, previsto para ser dividido entre os três níveis de governo, será debatida na próxima terça-feira (1º/12) em audiência pública da Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal. Requerida pelo vereador Professor Ronaldo Gontijo (PPS), um dos representantes da região na Casa, o encontro será realizado às 13h50, no Plenário Camil Caram. O debate pode ser acompanhado por qualquer cidadão interessado, pessoalmente ou por meio da TV Câmara.

“O Hospital do Barreiro atenderá 100% pelo SUS e os recursos para seu custeio estão estimados em R$ 280 milhões por ano, divididos entre as três esferas de governo. A prefeitura sozinha não dá conta deste montante. Dessa forma, queremos ouvir do governo do Estado e da União sobre as suas competências”, justificou o requerente da audiência. Para Gontijo, todos os belo-horizontinos, principalmente os barreirenses, devem participar do evento, como forma de reivindicar a inauguração imediata do equipamento, adiada diversas vezes. Para o debate, foram convidados representantes dos governos federal, estadual e municipal.

Em visita técnica realizada pela comissão no último dia 2 de setembro, a diretoria executiva do hospital garantiu que as obras do Hospital Dr. Célio de Castro serão entregues à população até o final de novembro e, dentro de um ano, todo o hospital estará em pleno funcionamentoNa ocasião, os vereadores verificaram que 85% da obra já havia sido finalizada, a um custo estimado de R$ 300 milhões, sendo 50% a cargo do governo federal, 25% do estado e 25% do município. Após a inauguração, estima-se que, em três meses, o hospital possa atender cerca de 500 pessoas por dia no pronto-socorro, ofertar 449 leitos e realizar 700 cirurgias por mês.

Convidados

Na lista de convidados, foram incluídos o secretário municipal de Saúde, Fabiano Pimenta Júnior; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Wilton Rodrigues; o presidente do Conselho Distrital de Saúde da Regional o Barreiro, Gentil Soares de Almeida e a conselheira Renata Mascarenhas Bernardes; a gerente Distrital de Atenção à Saúde do Barreiro, Daniele Aparecida Silva Correa.

Representando municípios limítrofes e os governos estadual e federal, são aguardados os secretários muncipais de Saúde de Contagem, Ibirité e Nova Lima, Evandro Silva, Nádia Pinheiroe Carolina Silva Castro; o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fausto Pereira dos Santos; o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame.

A audiência poderá ser acompanhada por qualquer cidadão interessado, pessoalmente ou pela TV Câmara de BH, acessível pelo portal da Casa ou no canal 64.1 da TV Digital.

Superintendência de Comunicação Institucional